sexta-feira, 4 de outubro de 2013

3º CDL de Foz motiva jovens para voltarem às bases
Pastoral da Juventude - Foz13:03


A Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu realizou a terceira edição do Curso de Dinâmicas para Líderes (CDL). O Curso aconteceu nos dias 20 a 22 de setembro de 2013 no antigo seminário em Medianeira. Foram aproximadamente 50 inscritos que formaram duas turmas de cursistas que trabalharam de forma paralela. Apenas nas orações e refeições todos ficavam no mesmo espaço.

O CDL é um curso muito dinâmico, como o próprio nome se refere. O bom êxito do curso depende única e exclusivamente dos cursistas, demonstrando, inclusive, as potencialidades e dificuldades de cada um. Mas o próprios cursistas vão percebendo no decorrer do CDL como está a atuação dos grupos a qual participam e como está agindo enquanto líder.



A metodologia do CDL foi elaborada pelo Pe Jorge Boran que atualmente está em São Paulo e é muito pedagógica e eficiente. Os jovens iniciam o curso um pouco tímidos e aos poucos vão se soltando e percebendo o quanto podem contribuir e como podem fazer isso. A metodologia do CDL não permite que haja somente ouvintes, mas possibilita que o jovem seja realmente protagonista na construção de sua história.

De acordo com as avaliações, os cursistas voltam muito mais motivados para suas paróquias e respectivos grupos de base, para dar continuidade no trabalho de evangelização que já vinha realizando, mas que agora tem um novo olhar, uma nova perspectiva, a partir daquilo que vivenciaram durante o final de semana. O CDL propõe ainda um trabalho de continuidade, portanto aqueles que já fizeram uma vez o CDL não fazem mais, mas podem contribuir para a formação de novas turmas nos anos seguintes.

(Em breve mais fotos...)
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!