sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o Seminário de Juventudes em Missal
Pastoral da Juventude - Foz13:29


Os jovens discutiram a Redução da Maioridade Penal entre outros assuntos

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, aconteceu o Seminário de Juventudes em Missal. Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento que tratou de temas ligados a todos tipos de juventude. Os temas tratados foram Conselhos de juventude e sua importância, apresentação de um projeto da Pastoral da Juventude que trata de defesa dos direitos da juventude a partir de políticas públicas e como tema central a Redução da Maioridade Penal. 

Para compor a mesa estiveram a representante do Conselho Nacional de Juventude, a jovem Amanda Jaqueline que veio de Curitiba, um representante da Pastoral da Juventude de Cascavel, o jovem Gutto Wendler e o policial federal e presidente da Câmara de Cascavel, Márcio Pacheco. Eles apresentaram, a partir das experiências que possuem, a opinião em relação aos temas.

O policial federal, Márcio Pacheco em uma de suas falas justificou o porquê é contra a redução da maioridade penal. “Quem não conhece uma cadeia pública não pode se posicionar a favor da redução da idade penal, pois quem conhece percebe que colocar adolescentes infratores junto com os demais presos não reabilita, pelo contrário, só piora a situação desse jovem”, comentou.

De acordo com todas as falas durante a mesa de trabalho, os convidados se manifestaram contrários a redução, argumentando que a punição existe, mas que os infratores com menos de 18 anos respondem de forma separada dos demais. Uma das justificativas ainda é que a redução da idade penal causa uma falsa ilusão de diminuição da violência, tratando somente o efeito, mas não a causa do problema.

A jovem Amanda Jaqueline falou um pouco da atuação do Conjuve (Conselho Nacional de Juventudes) em todo País, bem como das conferencias. “Não existe uma periodicidade para as conferencias de juventude, mas o Conjuve definiu que a próxima será em 2014, onde acontecerão nas instancias municipal, estadual e federal”, comentou.

Gutto falou da experiência pastoral junto à igreja, fazendo um elo entre a instituição religiosa e a vida em comunidade a partir de políticas públicas que defendam a vida. Aproveitou para apresentar um projeto nacional da PJ chamado “A Juventude Quer Viver”. Citou outro projeto que existe em Cascavel, que é a Câmara Jovem, e ainda falou da importância dos grêmios estudantis como espaço de participação juvenil na esfera democrática. “Vejo alguns grêmios na região apenas se preocupando com o momento da eleição, mas não sabem exatamente a força que tem junto à direção da escola, mas é preciso abertura”, enfatiza.

Durante o evento tiveram várias apresentações, dentre elas uma dança da Cia municipal, com a música de Mercedes Sosa, intitulada “Eu só peço a Deus”. A fanfarra, regida pelo professor Jefferson Fernando Kieling, o Jeffinho, e de um grupo musical formado por jovens missalenses para se apresentar no Seminário.

Ao final foi empossado o novo Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude. “Avalio como positivo o evento em todos os sentidos, de público, das apresentações, dos assuntos tratados e do impacto que isso causa, chamamos as apresentações envolvendo os jovens para valorizar o protagonismo, inclusive tivemos jovens entoando o hino nacional e do município, saio muito satisfeito com o resultado”, finaliza o presidente do Conselho da juventude de Missal, Rodrigo Jung, que agradeceu a presença de todos e do empenho para a realização do evento.

O Seminário de Juventudes foi realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude com o apoio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte e da secretaria de Assistência Social.

Confira todas as fotos do Seminário de Juventudes: http://www.missal.pr.gov.br/storage/albuns/iseminariojuventudes/












Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!