quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pastoral da Juventude repudia campanha difamatória contra a PJ
Pastoral da Juventude - Foz05:22

A Pastoral da Juventude em todo Brasil tem sido alvo de uma campanha difamatória. A Campanha possui até uma página no microblog Facebook intitulada "Sou um jovem católico e a PJ não me representa". Pessoas da própria igreja com atos discriminatórios e de exclusão, ainda mais com uma das pastorais mais organizadas que a Igreja possui, afinal são 40 anos de história de lutas, de trabalhos sociais, de evangelização da juventude a partir do testemunho de Cristo e seguimento a Palavra de Deus. 

Algumas Dioceses se manifestaram a respeito. Uma delas foi a Diocese de Ponta Grossa no Paraná que enviou uma carta de repúdio. O Assessor da PJ do Regional Sul II, Padre Joel Nalepa também se manifestou sobre o assunto e emitiu um comunicado. A Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu apoia a carta de repúdio emitida pelo colegas da Diocese de Ponta Grossa, e é contra todo e qualquer tipo de discriminação. Na sequencia você confere na íntegra as duas cartas:
PASTORAL DA JUVENTUDE

DIOCESE DE PONTA GROSSA - PARANÁ

REGIONAL SUL 2 CNBB
Nós, da Pastoral da Juventude da Diocese de Ponta Grossa - PR, vimos por meio desta carta comunicar alguns acontecimentos que envolvem a vida e a história da Pastoral da Juventude no Brasil. 

Estamos sendo vítimas de uma campanha difamatória, acusatória, maldosa e totalmente prejudicial a PJ e à Igreja. Esta campanha está em curso em uma página do Facebook de nome “Sou católico e a PJ não me representa” onde são utilizados os mais diversos meios para denegrir a imagem e a missão da PJ. Tomamos conhecimento de tal campanha pelo comunicado de um jovem da Diocese de Sorocaba à Cúria Diocesana de Ponta Grossa. No email relatou que um jovem de nossa diocese está envolvido nesta página com participação em várias postagens. Informação confirmada. Tentamos verificar quem é o administrador da página, porém ainda não conseguimos. O que no entristece é que entre os que mais curtem e comentam

tais postagens ofensivas estão jovens que inclusive colaboram com a equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude na Diocese de Ponta Grossa.

Independente de quem seja, e a qual Diocese pertença o administrador desta página, queremos deixar explícito nosso repúdio a esta atitude desagregadora, anticristã e contra tudo o que a PJ prega e vivencia.

Temos uma história de luta, de ousadia, de profetismo, de desafios, de crises, de busca, de sonhos: sonhos coletivos, sonhados juntos, sonhos construídos, sonhos tecidos na esperança, no amor e na alegria. O Evangelho sempre foi e sempre será nossa referência e Jesus Cristo ressuscitado nossa maior esperança de vida e de missão! Queremos fazer ecoar este anúncio/denúncia!

Sabemos que as Pastorais e Movimentos dentro da Igreja tem suas especificidades e a PJ sempre respeitou essa diversidade, mesmo não concordando com algumas práticas, mas, em momento algum fez ou faz qualquer tipo de campanha desse nível, contra qualquer pessoa ou movimento dentro da Igreja.

Queremos reforçar nossa missão de resistência e luta para mantermo-nos vivos dentro da Igreja que tanto amamos e acreditamos. A juventude clama por vida! A Igreja clama por jovens! Nós clamamos por justiça! O perdão é um dos maiores valores cristãos e Jesus nos diz que devemos perdoar setenta vezes sete! Então eis o nosso momento de, desde já, perdoar! Eis também, o momento de pedir perdão, se não fomos evangélicos o suficiente para nos fazer entender e vivenciarmos o amor junto aos nossos irmãos Cristãos Católicos!

Por isso vimos hoje reafirmar o nosso compromisso discípulo missionário de amar, perdoar e evangelizar. Na busca pela unidade dos irmãos, como tanto solicitado na Doutrina da Santa Igreja Católica, rememoremos o Papa João XXIII, na Carta Encíclica 'Ad Petri Cathedram': "Caríssimos, participantes da mesma vocação celeste, imitemos cada um segundo as próprias possibilidades, imitemos a Jesus, guia e consumador da nossa salvação. Abracemos aquela humildade que eleva o espírito, aquela caridade que nos une a Deus e aquela fé sincera nos divinos mistérios. Fugi da divisão, evitai a discórdia... mantende-vos em mútua caridade: ouvi Cristo que diz: Conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". 

Refletindo sobre estes últimos acontecimentos de ataque explícito à Pastoral da Juventude, nos perguntamos e apelamos: Em que isto pode contribuir para a unidade dos irmãos? Onde está o amor ao próximo e às suas possibilidades de evangelização? Como podese fugir da divisão e evitar a discórdia? Também nos perguntamos onde vai parar tudo isso se alguns integrantes desta página chegam a se denominar “caçadores de pejoteiros”, “exterminadores de pejoteiros”, entre tantas outras ofensas?

Ponta Grossa, 18 de abril de 2013
Coordenação da Pastoral da Juventude
Diocese de Ponta Grossa



CARTA DO ASSESSOR DA PJ NO REGIONAL SUL II

Ponta Grossa, 19 de abril de 2013.

Prezados irmãos, prezadas irmãs,

Como Assessor da Pastoral da Juventude (PJ) da CNBB, Regional Sul II e Coordenador da Comissão Diocesana da JMJ (Diocese de Ponta Grossa) quero deixar claro que o seguimento de Jesus Cristo na fidelidade pela construção do Reino nunca será eficaz com qualquer ato que desagregue, que difame com ofensas quer o comportamento pessoal, comunitário ou a ação de uma pastoral ou movimento. Se queremos a fidelidade no seguimento de Jesus Cristo precisamos ter claro que a prática da religião não é ideologia e sim, seguimento a partir de um encontro verdadeiro com a pessoa e a proposta de Jesus Cristo. No encontro com sua pessoa optamos por tudo aquilo que decorre de sua prática libertadora, sobretudo no respeito ao ser humano, em primeiro lugar e acima de tudo por ser filho de Deus e porque a vivência do Evangelho é acima de tudo prática do amor incondicional a todos. No mais a prática de Jesus sempre foi marcada por atitudes de acolhida, de respeito, de perdão e de misericórdia. Será que ainda não entendemos o que significa "quem não tiver pecado atire a primeira pedra"? Não temos o direito de assumirmos o lugar de juiz, até porque a medida do nosso julgamento será a medida para sermos julgados.

A História da Juventude com sua História de 40 anos a serviço da vida e da esperança nunca quis ter a pretensão de representar toda a juventude como única opção tanto é que a PJ sempre atua e acredita na articulação do SETOR JUVENTUDE como espaço de comunhão e partilha nas igrejas particulares, bem como em muitas é a pastoral que faz acontecer o Setor Juventude. A PJ também nunca quis se apresentar como a melhor proposta diante das tantas outras propostas e possibilidades, mas tem clareza de sua identidade e missão. Respeitar sua história e sua missão é o mínimo que podemos fazer mesmo que tenhamos que reconhecer que não ao longo de sua história tenha cometido erro e equívocos. A PJ não é a Igreja mas está a serviço dela pelo Reino, assim como a Igreja não é o Reino mas é, como diz o Concílio Vaticano II, sinal e Sacramento do Reino (Lumem Gentim 1,1). É Também sinal de unidade: “Promover a unidade é efetivamente algo que se harmoniza com a missão essencial da Igreja, pois ela é em Cristo como que sinal ou sacramento da íntima união do homem com Deus e dos homens entre si. “ Gaudium Et Spes n. 4). 

Ora, se acreditamos nisso a discórdia nunca ajudará ninguém. Enquanto muitos jovens estão sendo exterminados todos os dias precisamos nos unir a favor da vida mesmo que tenhamos entre nós muitas diferenças. Acredito na PJ, acredito em todas as iniciativas que acolhem o/a jovem na promoção da vida a serviço do Reino. Acredito na Igreja quando a bacia do lava-pés é o instrumento mais importante.


PE. JOEL NALEPA

ASSESSOR DA PJ – REGIOANL SUL II

ASSESSOR DA COMISSÃO DA JMJ – REGIONAL SUL II

E DIOCESE DE PONTA GROSSA
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!