sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jornal Nossa Folha de Medianeira faz referencia ao Dia do Padre e aos 29 anos de Seminário Diocesano
Pastoral da Juventude - Foz05:36


Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira completa 29 anos



Em 04 de agosto é o Dia do Padre, essa data é celebrada oficialmente desde 1929, que é a data da festa de São João Maria Vianney, que celebra o seu exemplo de vida e ministério, sendo assim eleito o patrono dos padres. Por esta ocasião o Papa Pio XI, o proclamou: “um homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

“A palavra Padre significa pai; que aconselha, corrige, dá esperança aos filhos e filhas quando é preciso. Também chamamos de Sacerdote, que quer dizer dote sagrado; é aquele que oferece a Deus o sacrifício de louvor, que consagra, que abençoa, que dirige a Deus preces em favor do povo, ou Presbítero, aquele que ensina. O padre é homem batizado como todo cristão, mas que respondeu a um chamado para ser consagrado ao serviço do reino. É este padre que te dá os sacramentos, te abençoa, te orienta, te corrige, te olha com compaixão e carinho”, explica o reitor do Seminário Diocesano de Medianeira, Padre Márcio Fernando Mangoni.

A vocação é um chamado, e todos os cristãos são convidados a viver essa aptidão, sendo casado ou solteiro. Para ser um padre é necessário ter discernimento, clareza que está é a opção correta, por isso é necessário um acompanhamento vocacional e formação constante nas diversas dimensões: afetiva, comunitária, intelectual, pastoral e a mais importante, espiritual.

No que diz respeito aos estudos, são necessários o tempo inicial do seminário o ensino médio e o propedêutico, e também dois cursos superiores, de Filosofia e Teologia. Tudo isso em paralelo com um acompanhamento da equipe de formadores e, sobretudo, do Bispo Diocesano. “E temos o mais importante, que é o sim pessoal do seminarista dado a Deus e a comunidade”, comenta o reitor.

Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira

Em Medianeira está localizado o Seminário Diocesano que conta com sete seminaristas nas etapas do ensino médio e propedêutico, processo esse, de parada, reflexão, análise e aprofundamento espiritual.
“A função do seminário nesta etapa é o aprofundamento no discernimento vocacional, visto que os meninos já moram no seminário e contemplam em sua caminhada a formação para o sacerdócio”, informa o Padre Márcio.

Além do Reitor e do seminarista assistente do trabalho de formação Mauro Gallo, que residem no Seminário, o Padre Edivaldo Donato Bernardo é o Diretor Espiritual. Cada seminarista é convidado a fazer um processo de acompanhamento personalizado com um diretor espiritual, para o cultivo da espiritualidade e melhor discernimento. Há um cronograma de atividades ao longo da semana e todos os dias acontece uma aula específica, no período da tarde ou à noite. São aulas de reforço em português e matemática, aulas de liturgia e Introdução à Sagrada Escritura, informática, aulas de música, canto e inglês que vão auxiliando os seminaristas no seu processo de formação.

Em toda a diocese são 16 seminaristas somando as quatro etapas de formação, ensino médio, propedêutico, filosofia e teologia.

29 anos de Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira completa no dia 28 de agosto 29 anos, a inauguração aconteceu em 1983. Busca-se, realizar sempre esta comemoração no mês de agosto que é o mês vocacional de acordo com o calendário municipal e também paroquial. Neste ano de 2012, a data escolhida para celebrar os 29 anos foi 19 de agosto.

“Esse evento comemora o aniversário e o serviço prestado pelo seminário as vocações, visto que vários padres já foram formados. Também acontece neste dia a Admissão as Ordens Sacras dos seminaristas Adelcir Welter e Maurício Camatti, ambos de Medianeira, e que daqui mais alguns meses serão também ordenados padres. Não podendo esquecer-se da ação de graças pela ordenação presbiteral do Leandro Blasius, dia 01 de setembro, em Missal”, esclarece o Reitor.

Todos são convidados para a festa do Seminário, que terá a seguinte programação:

10 horas – Santa Missa Presidida pelo bispo diocesano Dom Dirceu Vegini, na Igreja Matriz e logo após será servido o almoço no pavilhão da Igreja. Na sequência o sorteio dos prêmios da ação entre amigos em prol do seminário. Os números da ação entre amigos estão sendo vendidos a R$ 2,00 e o almoço a R$15,00.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Igreja Matriz, nas comunidades e paróquias da diocese, no seminário e com os membros da Sociedade Amigos do Seminário. Contatos  (45) 3264-3088; 3264-3258; 8802-1719; 8803-3433 ou 8411-0670.

Informações do Jornal Nossa Folha
Jornalista: Juliane Flores
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!