sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dia 10 de agosto a Comissão para a juventude se reúne para organizar Romaria Vocacional
Pastoral da Juventude - Foz06:02


Várias reuniões de preparação para a 5ª Romaria Vocacional estão acontecendo. Nesse dia 10 de agosto, sexta-feira, a Comissão para a Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu vai se reunir novamente para pensar, planejar e direcionar os trabalhos para o evento, que nesse ano acontece em Serranópolis do Iguaçu, no dia 21 de outubro. 


O tema da Romaria é o mesmo do Dia Nacional da Juventude (DNJ), proposto em nível nacional. Com o tema "Juventude e Vida" e lema "Que vida vale a pena ser vivida" o evento remete sempre a vida da juventude, a valorização da vida, nas suas mais variadas manifestações. Com um direcionamento vocacional, não se perde de foco o tema e o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), "Ide, pois, fazei discípulos em todas as nações".

A Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu, celebra em 2012 os 30 anos de caminhada na Diocese. Para esse marco, a coordenação está pensando em algumas atividades. Um resgate histórico, pensando nos próximos anos, e na continuidade do trabalho. A PJ já realizou vários trabalhos na Diocese, muitos jovens já passaram pela Pastoral, muitos padres nos acompanharam. Esse momento não pode passar em branco, e desde já a coordenação conta com o apoio de todos os grupos.

A programação da Romaria está praticamente definida, assim como o cartaz, que ainda pode passar por alguns ajustes. Essa semana foi encerrado o prazo para a entrega dos hinos para o concurso. Estão sendo elaborados 3 encontros para auxiliar os jovens a se inteirarem do tema e lema do DNJ, da JMJ e também sem esquecer do caráter Vocacional que a Romaria tem. O primeiro encontro está sendo elaborado pela PJ e em breve será divulgado. É baseado no tema e lema do DNJ, remetendo aos 30 anos de caminhada na Diocese. 


explicação do cartaz

 
Queremos fazer um convite todo especial a todos: vamos participar da 5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU que acontecerá no dia 21 de outubro de 2012, na cidade de Serranópolis do Iguaçu.

Escolhemos como tema: JUVENTUDE E VIDA, e como lema: “QUE VIDA VALE A PENA SER VIVIDA?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10).

A vida da nossa juventude a parece expressa na caminhada das Romarias Vocacionais que já aconteceram em nossa Diocese. É essa vida de comprometimento com a comunidade que vive sua fé em Jesus Cristo que é a resposta à pergunta: “Que vida vale a pena ser vivida?”

Nossa realidade apresenta muitas cruzes que foram denunciadas na Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, mas o anúncio do ressuscitado manifesta-se na Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. A 5ª Romaria Vocacional será em nossa Diocese a abertura dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude.

A 5ª Romaria Vocacional expressa a preocupação da Diocese de Foz do Iguaçu com nossas crianças, adolescentes e jovens porque no dia 21 de outubro iremos proporcionar a todos um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja. O trabalho da Animação Vocacional, a concentração diocesana dos catequistas, a celebração do Dia Nacional da Juventude e a comemoração dos 30 anos da Pastoral da Juventude serão as nossas motivações para esse dia todo especial.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!