quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PJ Lança Oração dos 40 anos
Pastoral da Juventude - Foz02:05


É Tempo de celebrar! E os 40 anos da Pastoral da Juventude trazem na memória muitas lutas e intensos sonhos que serão lembrados em Belo Horizonte/MG quando, em janeiro de 2014, os pjoteiros e pjoteiras de todo Brasil irão rezar a vida de todos/as aqueles/as que passaram pela história da PJ. Até lá os grupos de base estarão em sintonia por meio de subsídios e materiais produzidos. Um deles é a oração oficial da Ampliada Nacional da PJ. O texto é oficialmente lançado e está disponível a partir dessa terça-feira, dia 3 de dezembro.

A composição faz referências a história da PJ, com acontecimentos e nomes de pessoas que doaram sua vida pelas juventudes em cada canto do Brasil. O ritmo da oração lembra os salmos bíblicos e traz na resposta de cada prece a iluminação bíblica da Ampliada de 2014: "Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (At 4,20). 



"A oração da Ampliada é muito especial, porque faz memória a celebração dos 40 anos da PJ. Nela estamos refletindo nossa história, nossa vida e nossa principal causa, que é a construção do Reino de Deus", destaca o Coordenador Nacional da PJ pelo Regional Sul 2 (Paraná) Claudinei Lima. A ideia foi muito bem recebida pelas lideranças de todo o país. Segundo a jovem mineira Laísa Campos, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que recebe a Ampliada, a oração reflete a identidade da PJ. "Transformamos em oração todas nossas lutas pelas mais diversas juventudes de todo Brasil. É momento de celebrarmos os 40 anos com muita festa, muita alegria, muita beleza e muita mística, pois foram muitos sonhos conquistados", afirmou.

Para Baixar clique nos links abaixo:

Oração dos 40 anos - Folheto (em PDF)
Oração dos 40 anos - Frente (em JPEG)
Oração dos 40 anos - Verso (em JPEG)
Oração dos 40 anos - Banner (em JPEG)
Oração dos 40 anos - Texto (em DOC)


ORAÇÃO 40 ANOS

A Oração dos 40 anos

Grupo 1: Queremos, Pai e Mãe amados, no topo da colina dos 40 anos, celebrar a nossa memória. “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4,20).
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos’’.

Grupo 2: Como ação organizada da Igreja, florescemos e crescemos pelos vales de muitos cantos, vestida de diversas cores, levando no peito um coração vermelho de Igreja acolhedora e profética. Celebrar esta memória é uma lição de Bíblia que carregamos em nós.
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 1: Sempre procuramos ter um coração de pobre, cheiro de terra, carinho por tudo, cantando e sofrendo as milhares de dores das juventudes, com a bandeira tremulando em cores de libertação. 


Grupo 2: Brotamos e crescemos no Nordeste com suas Virgens Marias, seus mártires, seus
Henriques, seus poços vazios, suas fomes e alegrias. Que nos abençoem as juventudes daquelas terras com seus Helders, Margaridas e Zumbis!
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 1: Brotamos e crescemos no coração do Brasil se esticando para o oriente, em meio aos pantanais e cerrados, aprendendo que a dor não é menor que em outros terreiros.

Grupo 2: Que o sangue de todas as juventudes exterminadas nas goianas e naquelas imensidões, nos abençoe com a ajuda dos Florisvaldos, dos Gisleys e Albanos!

Grupo 1: Entre as muitas distâncias, no meio de cajueiros, junto com os santos e santas daquelas terras, caminhamos no Caminho da Trindade, a melhor das comunidades...
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 2: Trindade querida, brotamos e crescemos em meios às águas e aos verdes do norte com Círios, Parintins e ribeirinhos. Terra de lutas e seringueiros corajosos, de Chicos Mendes, Josimos e juventudes valorosas sonhando com aiakás e ecologias respeitadas.

Grupo 1: Nem falamos das Mães Terras nem das Pachamamas que moram no coração do Norte e nem sabemos os nomes de tanta gente que soube dar a vida pelo que acreditavam.
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 2: Senhor das Dores e das Vitórias, quantas memórias bonitas no meio de tudo que é
mineiro, capixaba, terra abençoada pelas Lapas, profetas e inconfidentes e por todas as santas padroeiras e madrinhas que fazem do coração da juventude um oratório!

Grupo 1: É pouco recordar os Lucianos, as Nhás Chicas, os José Mauros e a multidão de tantas juventudes que desejavam e desejam viver. Queremos celebrar o aqui e o acolá, os uais e os ós. Tanta dor, tanta alegria que ninguém sabe contar.
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 2: No topo da colina dos 40 anos, Pai e Mãe queridos, enxergamos os planaltos onde se deu uma das primeiras vontades de articular-se e de sonhar uma proposta de evangelização da juventude em nossa terra.

Grupo 1: Que a Virgem de Aparecida e da Piedade representem todas as Marias que a juventude sabe carregar em procissão, cantando a coragem do Magnificat. 

Grupo 2: No “livro das memórias” (Ex 17, 14) não podem ser esquecidas as batalhas dos pinhais, das sojas, dos sem-terra, dos sambaquis, dos contestados, dos Iguaçus e de todas as caminhadas que a Pastoral da Juventude fez lutando pela terra, pela ecologia, pelas águas e pelo direito de ser feliz.
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 1: Recordar e celebrar 40 anos não é coisa ultrapassada! Malditos os que desejam pisotear nossa identidade. No alto da colina dos 40 anos enxergamos as coxilhas, as juventudes querendoespaço, estudo, direito e dignidade sempre com as bênçãos das Fátimas, das Medianeiras, das Caravaggios acompanhadas de Loivas, Lauras, Raquéis, Celsos, Ruis, Sinésios e juventudes se encontrando num instituto que foi a casa deles e delas durante 30 anos, todos querendo caminhar.
Todos: - ‘‘Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.’’

Grupo 2: “Nossa alma suspira pelo teu nome, Senhor, e tua lembrança” (Is 26, 8) porque vamos aprendendo a celebrar, todo dia, a memória da doação que aprendemos de Jesus Cristo, nosso Irmão.
Todos: - A celebração da memória não é só uma opção; é festejar a característica do coração do Povo de Deus com Améns, Axés, Aleluias de uma Pastoral que deseja continuar a ser Igreja Jovem, movida pelo Espírito.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!