sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PJ Foz foi representada da 27ª Romaria da Terra do Paraná em agosto
Pastoral da Juventude - Foz11:18


No dia 18 de agosto aconteceu a 27ª Romaria da Terra do Paraná na cidade de Faxinal, Diocese de Cornélio Procópio. Centenas de pessoas de todo estado estiveram presentes, grande parte do público foi jovem. A Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu (PJ Foz) esteve representada pela jovem Larissa Andreguetti dos Santos. O evento é organizado pelo CPT (Comissão Pastoral da Terra).

Motivados (as) pela campanha da Fraternidade e em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada no mês de junho, a CPT/PR celebrou as lutas, conquistas, vitórias e desafios da juventude camponesa, bem como a sua organização por mudanças, justiça e direitos a suas iniciativas de semear esperança.

O semear esperança demonstra e sinaliza para o protagonismo dos jovens do campo que, inspirados pelos jovens profetas e profetizas que souberam ler e interpretar as necessidades de mudança no seu tempo, continuam levando á frente o anseio do povo por justiça e libertação. Nas diversas iniciativas organizadas e animadas pela juventude na atualidade, enxergamos a resposta do profeta Isaías á interpelação de Javé por libertação do seu povo: “Eis me aqui envia-me” é o grito que ecoa nas comunidades camponesas no Paraná.

Inspirado na promessa do jovem de Nazaré de que “o Reino de Deus está próximo” (Mt 4, 17b) queremos com a 27ª Romaria da Terra do Paraná dar visibilidade á juventude do campo. Somando-se ao seu anseio por mudança, justiça e direito queremos celebrar as diversas iniciativas e praticas que semeiam a esperança de uma sociedade justa e fraterna.

CARTA DE DOM GETÚLIO TEIXEIRA GUIMARÃES, BISPO DE CORNÉLIO PROCÓPIO E BISPO REFERENCIAL DO CPT.

Constatamos com pesar que os jovens agricultores são esquecidos por uns e não assumidos por outros. Eles vivem à margem dos interesses e dos cuidados das autoridades e agentes da agricultura em nosso território nacional. Contudo, eles buscam o seu espaço necessário na conquista da sua autonomia e de sua independência. Eles através de uma teimosia sadia e uma luta contínua na condição de agricultores e agricultoras dos nossos municípios, hoje esvaziados de tanta gente boa, trabalhadora e esperançosa por causa de um contínuo e agressivo êxodo. Todavia, os amantes da terra tentam, iluminados pela esperança divina, descortinar novos tempos e novos horizontes para a classe dos trabalhadores do campo.

Motivados pela fé, reafirmamos que o principal fator do desenvolvimento do mundo agrícola é o anúncio de Cristo, e iluminados pela justiça, percebemos em nosso estado do Paraná que numerosas realidades do mundo rural se tornam cada vez mais pobres. Urge que se criem cooperativas familiares, para que surja o mundo agrícola voltado não só por um mero setor econômico, mas é antes de tudo um ambiente de vida, onde o jovem e a jovem agricultores, como indivíduos ou grupos se preocupam em alimentar a humanidade e sejam também defensores do meio ambiente.

Pela realização da 27ª Romaria do Paraná, no dia 18 de agosto de 2013, no município do Faxinal, Estado do Paraná, contemplamos as inúmeras riquezas das pessoas trabalhadoras do campo, como a sua prodigiosa disponibilidade de seu coração, em seu rico espírito em colaborar na transformação da nossa sociedade, sua sabedoria econômica e política, seu apurado senso religioso diante da realidade da vida.

O tema da Romaria está enfocada nos jovens do campo na busca de ressaltar a importante missão deles para a Pastoral da Terra e animar e preparar pessoas jovens que queiram somar, priorizando através dos simpatizantes da CPT possam gritar bem alto que os agricultores são o símbolo do descaso generalizado que a nossa sociedade tem para com a os nossos amantes da terra, eles que são atingidos no direito à igualdade de todos perante a lei, e no próprio direito à vida plena como filho ou filha de Deus e convidados a assumir a irmandade dos seguidores de Jesus, o Salvador da frágil humanidade.

Renovemos a esperança para que o esforço do povo, amparada pela presença e pela orientação pastoral dadas pelos dedicados agentes da Pastoral da Terra, possa em breve tempo vencer as barreiras que impedem os pobres de ter terra e receberem os devidos apoios e assim possam ter um digno sustento de suas vidas. Deixemos nos iluminar pela orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, levando a sério as suas recomendações políticas voltadas à sustentabilidade, em particular no que se refere às mulheres, que em muitas regiões são a sobrevivência de muitas populações inteiras e onde se percebe o grande exemplo delas no trabalho rural.

Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD
Bispo de Cornélio Procópio e
Bispo Referencial -CPT


























































































































































































Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!