sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Liturgia diária - Sexta-feira dia 25 de outubro de 2013
Pastoral da Juventude - Foz05:10

Leituras Relacionadas ao dia 25/10/2013 - CNBB
Branco. 6ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum
Sto. Antônio de Sant"Ana Galvão

1ª Leitura - Rm 7,18-25a
Quem me libertará deste corpo de morte?

Evangelho - Lc 12,54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

1ª Leitura - Rm 7,18-25a
Quem me libertará deste corpo de morte?
Leitura da Carta de Sóo Paulo aos Romanos 7,18-25a
Irmóos:
18Estou ciente que o bem nóo habita em mim,
isto é, na minha carne.
Pois eu tenho capacidade de querer o bem,
mas nóo de realizá-lo.
19Com efeito, nóo faço o bem que quero,
mas faço o mal que nóo quero.
20Ora, se faço aquilo que nóo quero,
entóo já nóo sou eu que estou agindo,
mas o pecado que habita em mim.
21Portanto, descubro em mim esta lei:
Quando quero fazer o bem,
é o mal que se me apresenta.
22Como homem interior
ponho toda a minha satisfaçóo na lei de Deus;
23mas sinto em meus membros outra lei,
que luta contra a lei da minha razóo
e me aprisiona na lei do pecado,
essa lei que está em meus membros.
24Infeliz que eu sou!
Quem me libertará deste corpo de morte?
25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 118, 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R. 68b)
R. Ensinai-me a fazer vossa vontade!

66Dai-me bom senso, retidóo, sabedoria, *
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!R.
68Porque sois bom e realizais somente o bem, *
ensinai-me a fazer vossa vontade!R.
76Vosso amor seja um consolo para mim, *
conforme a vosso servo prometestes.R.
77Venha a mim o vosso amor e viverei, *
porque tenho em vossa lei o meu prazer!R.
93Eu jamais esquecerei vossos preceitos, *
por meio deles conservais a minha vida.R.
94Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! *
Porque sempre procurei vossa vontade.R. 


Evangelho - Lc 12,54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59
Naquele tempo:
54Jesus dizia às multidões:
"Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente,
logo dizeis que vem chuva.
E assim acontece.
55Quando sentis soprar o vento do sul,
logo dizeis que vai fazer calor.
E assim acontece.
56Hipócritas! Vós sabeis interpretar
o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário
apresentar-te diante do magistrado,
procura resolver o caso com ele
enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz,
o juiz te entregará ao guarda,
e o guarda te jogará na cadeia.
59Eu te digo: daí tu não sairás,
enquanto não pagares o último centavo."
Palavra da Salvação. 


Reflexão - Lc 12, 54-59
Devemos saber reconhecer o tempo em que estamos vivendo. Vivemos os últimos tempos, o tempo pós-pascal. Tempo de edificação do Reino de Deus na história dos homens. Tempo de fazer com que o mistério da cruz e da ressurreição produzirem frutos de fraternidade, justiça e solidariedade. Tempo de presença do Espírito Santo na vida de todos, tempo de crescimento no amor e na verdade. Tempo de reconciliação, de construção da paz e da vida nova. Tempo de sentir os apelos do reino que se manifestam na história, apelos para nos comprometermos com os pequenos, apelos para celebrarmos o Deus atuante na história.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!