terça-feira, 17 de setembro de 2013

Liturgia diária - Terça-feira dia 17 de setembro de 2013: JOVEM, EU TE ORDENO, LEVANTA-TE!
Pastoral da Juventude - Foz04:21

Leituras Relacionadas ao dia 17/09/2013 - CNBB
Verde. 3ª-feira da 24ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 1Tm 3,1-13
O epíscopo tem o dever de ser irrepreensível;
do mesmo modo os diáconos possuam o mistério da fé
junto com uma consciência limpa.

Evangelho - Lc 7,11-17
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!

1ª Leitura - 1Tm 3,1-13
O epíscopo tem o dever de ser irrepreensível;
do mesmo modo os diáconos possuam o mistério da fé
junto com uma consciência limpa.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13
Caríssimo:
1Eis uma palavra verdadeira:
quem aspira ao episcopado,
saiba que está desejando uma função sublime.
2Porque o epíscopo tem o dever de ser irrepreensível,
marido de uma só mulher, sóbrio, prudente,
modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar.
3Não deve ser dado a bebidas
nem violento mas condescendente,
pacífico, desinteressado.
4Deve saber governar bem sua casa,
educar os filhos na obediência e castidade.
5Pois, quem não sabe governar a própria casa,
como governará a Igreja de Deus?
6Não pode ser um recém-convertido
para não acontecer que,
ofuscado pela vaidade,
venha a cair na mesma condenação que o demônio.
7Importa também que goze de boa consideração
da parte dos de fora para que não se exponha
à infâmia e caia nas armadilhas do diabo.
8Do mesmo modo os diáconos
devem ser pessoas de respeito,
homens de palavra,
não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso.
9Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa.
10Antes de receber o cargo sejam examinados;
se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério.
11Também as mulheres devem ser honradas
sem difamação mas sóbrias e fiéis em tudo.
12Os diáconos sejam maridos de uma só mulher,
e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa.
13Pois os que exercem bem o diaconato,
recebem uma posição de estima
e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 100 (101),1-2ab. 2cd-3ab. 5. 6 (R. 2c)
R. Viverei na pureza do meu coração!

1Eu quero cantar o amor e a justiça, *
cantar os meus hinos a vós, ó Senhor!
2aDesejo trilhar o caminho do bem, *
2bmas quando vireis até mim, ó Senhor?R.

2cViverei na pureza do meu coração, *
2dno meio de toda a minha família.
3aDiante dos olhos eu nunca terei *
3bqualquer coisa má, injustiça ou pecado.R.
5Farei que se cale diante de mim *
quem é falso e às ocultas difama seu próximo;
o coração orgulhoso, o olhar arrogante *
não vou suportar e não quero nem ver.R.
6Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; *
que eles estejam bem perto de mim!
Aquele que vive fazendo o bem *
será meu ministro, será meu amigo.R. 


Evangelho - Lc 7,11-17
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,11-17
Naquele tempo:
11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim.
Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão.
12Quando chegou à porta da cidade,
eis que levavam um defunto,
filho único; e sua mãe era viúva.
Grande multidão da cidade a acompanhava.
13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela
e lhe disse: "Não chores!"
14Aproximou-se, tocou o caixão,
e os que o carregavam pararam.
Então, Jesus disse:
"Jovem, eu te ordeno, levanta-te!"
15O que estava morto sentou-se e começou a falar.
E Jesus o entregou à sua mãe.
16Todos ficaram com muito medo
e glorificavam a Deus, dizendo:
"Um grande profeta apareceu entre nós
e Deus veio visitar o seu povo."
17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira,
e por toda a redondeza.
Palavra da Salvação. 


Reflexão - Lc 7, 11-17
Os milagres que Jesus realiza não possuem uma finalidade em si, mas são a expressão de uma realidade maior. Quando vemos o caso do Evangelho de hoje, percebemos duas coisas: primeiro: o nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância, e tem poder sobre a morte; segundo: o que motiva Jesus a agir é a compaixão com os que sofrem, e isso nos mostra um aspecto muito importante da sua missão, que é a solidariedade com os mais pobres e necessitados. E tudo isso nos revela que Deus veio visitar o seu povo, ser solidário com ele, e esta notícia precisa ser espalhada para todos os homens a fim de que todos possam perceber a presença amorosa de Deus em suas vidas.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!