quarta-feira, 7 de agosto de 2013

27ª Romaria da Terra do Paraná será em Faxinal
Pastoral da Juventude - Foz13:08

A Comissão Pastoral da Terra do Paraná tem a grande alegria de convidar as comunidades para a 27ª Romaria da Terra do Paraná, que acontecerá no dia 18 de Agosto de 2013 no município de Faxinal.

Motivado(as) pela campanha da Fraternidade e em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada no mês de julho, a CPT/PR quer celebrar as lutas, conquistas, vitórias e desafios da juventude camponesa, bem como a sua organização por mudanças, justiça e direitos a suas iniciativas de semear esperança.

O semear esperança demonstra e sinaliza para o protagonismo dos jovens do campo que, inspirados pelos jovens profetas e profetizas que souberam ler e interpretar as necessidades de mudança no seu tempo, continuam levando á frente o anseio do povo por justiça e libertação. Nas diversas iniciativas organizadas e animadas pela juventude na atualidade, enxergamos a resposta do profeta Isaías á interpelação de Javé por libertação do seu povo: “Eis me aqui envia-me” é o grito que ecoa nas comunidades camponesas no Paraná.

Inspirado na promessa do jovem de Nazaré de que “o Reino de Deus está próximo” (Mt 4, 17b) queremos com a 27ª Romaria da Terra do Paraná dar visibilidade á juventude do campo. Somando-se ao seu anseio por mudança, justiça e direito queremos celebrar as diversas iniciativas e praticas que semeiam a esperança de uma sociedade justa e fraterna.

Sobre o Município de Faxinal - PR:

Está localizado na mesorregião Norte Central, distante 330 quilômetros de Curitiba e 100 km e 130 km respectivamente de Londrina e Maringá. Os recursos naturais são uma das questões que fazem o município ter destaque. Segundo dados do Censo realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população do município é de 16.314 pessoas, sendo que 78,08% residem no espaço urbano e 21,92% no campo.

Localização:O 24° 00' 03" S 51° 19' 12" O
Unidade federativa: Paraná
Mesorregião: Norte Central Paranaense IBGE/2008 [1]
Microrregião Faxinal IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes: Rio Bom, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Ortigueira, Grandes Rios, Cruzmaltina e Borrazópolis.
Faxinal - PR no Google Maps.


Possui uma área é de 715,943 km² representando 0,3592 % do estado, 0,127 % da região e 0,0084 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°56'27" sul e a uma longitude 51°35'16" oeste.

No solo predomina-se a Terra Roxa (ótima para a agricultura), sendo sua topografia: 70% plana, 20% ondulada e 10% acidentada e seu ponto mais alto é a Serra do Marumbi, com 820 m. Também possui os latossolos de ótima permeabilidade que segue altitudes de 900 a 1.000 mts de altitude na região de Faxinalzinho e Papuã.

O clima é subtropical úmido, com tendência de concentração das chuvas de verão acima do paralelo 24º Sul, sem estação seca definida. A média anual é de 19°C, sendo a média anual das máximas de 23°C e média anual das mínimas de 15°C.

O abastecimento de água é realizado através da capitação de pela Sanepar no Rio São Pedro.

CONVITE OFICIAL:

Ás Dioceses, Paróquias, Entidades, Organizações, Movimentos e Pastorais Sociais do Estado do Paraná.

No ano em que a Igreja do Brasil coloca em pauta a questão da juventude com a realização da Campanha da Fraternidade, oferecendo elementos para que a sociedade possa refletir a realidade que no momento cerca a juventude, que tem levado à insegurança quanto ao futuro, na idade dos sonhos da construção dos projetos, enfim da realização social, pessoal e familiar. A CPT fazendo ressoar o convite de Deus á tantos jovens como Moisés, Davi, Ester, Jeremias, Maria...., que contribuíram no processo de mobilização, organização e efetivação da proposta do seu Reino; em sintonia com a Igreja quer, com sua especificidade de presença junto aos camponeses e camponesas, dar sua contribuição na reflexão que aponte e explicite experiências concretas da agricultura familiar camponesa , sua religiosidade, sua cultura e lutas na conquista de seu modo de ser e viver. 

imos convocar os Romeiros e Romeiras do Paraná, para juntos celebrarmos, em Faxinal, diocese de Apucarana, no dia 18 de agosto de 2013 a nossa 27ª Romaria da Terra. Neste ano com o lema “ Juventude do campo: exige mudança, justiça e direito e semeia esperança”, celebraremos os sonhos de mudanças das estruturas que geram violência e morte da juventude e reafirmaremos a utopia na construção de uma sociedade onde o direto corra como água e a justiça como rio caudaloso (AM 5,21-24, )a partir das iniciativas da juventude camponesa que plantam o germe dessa nova sociedade. 

Para que essa Romaria seja a verdadeira semeadura no campo das nossas Comunidades, da esperança do que queremos ver acontecer, convidamos você, sua Família, sua Comunidade, Organização e Movimento para que mobilize e organize sua caravana. O Material de divulgação e reflexão está na fase final de sua elaboração. A solicitação pode ser feita através dos seguintes contatos: CPT Regional pelo tel. 41- 3224 7433 ou pelo e-mail cptparana@gmail.com. 

Confiantes na solidariedade,na divulgação e organização da 27ª Romaria da Terra Fraternalmente, Coordenação Executiva Regional e D. Getúlio Guimarães Bispos da Diocese de Cornélio Procópio e Referencial da CPT
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!