terça-feira, 11 de junho de 2013

JMJ muito além de um evento de massa
Pastoral da Juventude - Foz12:39


O Brasil será o segundo País da America latina a sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Apenas o México havia sediado. E será o primeiro País a receber a visita do Papa Francisco. Estão sendo esperados mais de um milhão e meio de jovens de todo o mundo. Para isso existe toda uma estrutura que está sendo preparada. É necessário ainda o empenho e o trabalho de milhares de voluntários, que já estão atuando faz algum tempo. 

A JMJ, mais que um evento que vai reunir milhares de pessoas, deve ser encarada de uma maneira diferente. O importante de um evento como esse é a mobilização que acontece em praticamente todas as paróquias do Brasil, nos mais variados grupos de jovens. Esse envolvimento na base que faz fortificar o espírito de Missão que o evento traz na temática.

Se não houver esse envolvimento nas pequenas comunidades, de nada adianta fazer um evento de massa como esse. Os jovens e os padres que motivam a juventude, devem motivar toda a comunidade para uma participação efetiva nessas pequenas comunidades, e não devem motivar apenas pela presença do Papa no Brasil.

A grande mídia traz o evento JMJ como "a visita do Papa ao Brasil". Mas nós encaramos como um momento festivo, de reflexão da vida da juventude em defesa dessa vida a qual falamos. Tantos jovens sendo mortos, tantos jovens sendo discriminados e criminalizados, tanta injustiça que gera violência, a falta de incentivo para a juventude, sem contar o fato de que cada vez aumenta o extermínio dos jovens. Essas questões devem ser levadas em consideração e essa reflexão deve ocorrer na base.

Na diocese os jovens estão se preparando em diversas caravanas para o evento no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho. Estão se preparando também para a Semana Missionária de 16 a 20 de julho, onde Foz do Iguaçu vai receber cerca de 1000 jovens de diversas partes do mundo. E para quem não for ao Rio de Janeiro, serão elaborados subsídios para estarem em sintonia, participando indiretamente do evento.

O apelo é para que as pessoas que forem ao Rio de Janeiro na JMJ, voltem com uma missão, a missão de dar testemunho de fé, de caridade, seguindo os ensinamentos de Cristo. Para que voltem e participem em suas comunidades, não só no âmbito eclesial, mas também nos mais diversos trabalhos, que sejam efetivamente jovens missionários e que ouçam com atenção àquilo que o Papa Francisco tem a dizer.

Rodrigo Jung
Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude - Foz do Iguaçu
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!