terça-feira, 21 de maio de 2013

Mais de 30 jovens participaram de Curso Bíblico em Medianeira
Pastoral da Juventude - Foz05:51


Nos dias 18 e 19 de maio aconteceu em Medianeira um Curso de Estudo Bíblico. O evento foi promovido pelo CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos) em parceria com a PJ (Pastoral da Juventude). É o terceiro ano que essa parceria disponibiliza uma temática e uma metodologia que possibilite um estudo amplo com uma linguagem jovem. Como a própria proposta do CEBI é realizar um estudo popular da Bíblia, isso ainda é adaptado ao jeito jovem de ser, nas suas mais variadas manifestações.

O tema do curso foi "Juventude Discípula Amada: "E a casa toda se encheu de perfume" (Jo 12, 3), um estudo sobre o Evangelho de João. O assessor Edmilson Schinelo do Mato Grosso do Sul, faz parte do CEBI nacional. Ele fazia comparações com os demais evangelistas, mas o foco principal da discussão partia do Evangelho de João. Baseado no texto foram discutidos assuntos como Redução da Maioridade Penal, Aborto, Acolhida, entre outros temas que surgiam nas discussões.



Como os próprios evangelhos abordam o mesmo assunto com visões diferentes, assim também funciona na nossa vida pastoral, de caminhada cristã. Os jovens, sejam de pastorais, movimentos, ou mesmo de outras denominações tem uma forma diferente de anunciar o Evangelho, de dar testemunho de Cristo. Nada melhor que reunir esses vários modos de agir e de pensar, e discutir sobre as temáticas pertinentes ao cotidiano juvenil.

A coordenação do evento afirmou que foram convidados todos os movimentos e pastorais que atuam com juventude a partir da comissão na diocese de Foz, bem como outras denominações religiosas. O coordenador diocesano da PJ, Rodrigo Jung, disse que já se avançou bastante em relação a participação. "Sempre tentamos envolver todas as representações, mas nem sempre conseguimos, a nossa meta é fazer com que outras religiões também participem conosco desse tipo de curso, promovendo assim um diálogo inter-religioso", destaca.

A partir de agora a Pastoral da Juventude, bem como toda Diocese, volta seus trabalhos para a Semana Missionária, que acontece de 16 a 20 de julho e Foz do Iguaçu receberá cerca de mil jovens de diversas partes do mundo. A comissão para Juventude já está se reunindo para organizar, além dessa semana, também o Dia Nacional da Juventude (DNJ) no dia 27 de outubro em Foz do Iguaçu, sem esquecer que antes disso acontece a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O próximo evento da PJFOZ é o CDL (Curso de Dinâmicas para Líderes). Já foram realizadas duas edições e a terceira está prevista para os dias 20, 21 e 22 de setembro em Medianeira. Como o número de vagas para o CDL é limitado a 30 participantes no máximo, foi pensado em realizar dois grupos paralelos. A organização fica por conta dos jovens que já participaram das outras edições do CDL juntamente com a coordenação Diocesana da PJ.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!