segunda-feira, 15 de abril de 2013

Liturgia diária - Segunda-feira dia 15 de abril de 2013
Pastoral da Juventude - Foz05:09

Leituras Relacionadas ao dia 15/04/2013 - CNBB
Branco. 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

1ª Leitura - At 6,8-15
Não conseguiam resistir à sabedoria
e ao Espírito com que ele falava.

Evangelho - Jo 6,22-29
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.
1ª Leitura - At 6,8-15
Não conseguiam resistir à sabedoria
e ao Espírito com que ele falava.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,8-15
Naqueles dias:8Estêvão, cheio de graça e poder,
fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos,
junto com cirenenses e alexandrinos,e alguns da Cilícia e da Ásia,começaram a discutir com Estêvão.10Porém, não conseguiam
resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram:
"Ouvimos este homem dizendo blasfêmiascontra Moisés e contra Deus."12Desse modo, incitaram o povo,
os anciãos e os doutores da Lei,que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam:
"Este homem não cessa de falarcontra este lugar santo e contra a Lei.14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno
ia destruir este lugar e ia mudar os costumesque Moisés nos transmitiu."15Todos os que estavam sentados no Sinédrio
tinham os olhos fixos sobre Estêvão,e viram seu rosto como o rosto de um anjo.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b)
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

23Que os poderosos reunidos me condenem; *
o que me importa é o vosso julgamento!24Minha alegria é a vossa Aliança, *
meus conselheiros são os vossos mandamentos.R.
26Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!27Fazei-me conhecer vossos caminhos, *
e então meditarei vossos prodígios!R.
29Afastai-me do caminho da mentira *
e dai-me a vossa lei como um presente!30Escolhi seguir a trilha da verdade, *
diante de mim eu coloquei vossos preceitos.R.

Evangelho - Jo 6,22-29
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,22-29
Depois que Jesus saciara os cinco mul homens,seus discípulos o viram andando sobre o mar.22No dia seguinte, a multidão
que tinha ficado do outro lado do marconstatou que havia só uma barcae que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos,mas que eles tinham partido sozinhos.23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades,
perto do lugar onde tinham comido o pãodepois de o Senhor ter dado graças.24Quando a multidão viu
que Jesus não estava ali,nem os seus discípulos,subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.25Quando o encontraram no outro lado do mar,
perguntaram-lhe:"Rabi, quando chegaste aqui?"26Jesus respondeu:
"Em verdade, em verdade, eu vos digo:estais me procurando não porque vistes sinais,mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,e que o Filho do homem vos dará.Pois este é quem o Pai marcou com seu selo."28Então perguntaram:
"Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?"29Jesus respondeu:
"A obra de Deus é que acrediteisnaquele que ele enviou".Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 6, 22-29
Um dos caminhos que temos para conhecer melhor a pessoa de Jesus é o sacramento da eucaristia. Porém, esse caminho exige de todos nós uma postura de fé diante dele e uma abertura para as realidades que estão além da materialidade. As pessoas que só buscam a saciedade material e procuram Jesus apenas para a satisfação desse tipo de necessidade são incapazes de buscar o alimento que não se perde e que nos leva a reconhecer que Jesus é aquele que o Pai marcou com o seu selo. Essas pessoas não são capazes de ver que Jesus é o enviado do Pai e, por isso, não acreditam nele.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!