segunda-feira, 8 de abril de 2013

Liturgia diária - segunda-feira dia 08 de abril de 2013
Pastoral da Juventude - Foz09:31

Leituras Relacionadas ao dia 08/04/2013 - CNBB
Branco. Anunciação do Senhor Solenidade

1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10
Eis que uma virgem conceberá.

2ª Leitura - Hb 10,4-10
No livro está escrito a meu respeito:
Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.

Evangelho - Lc 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
1ª Leitura - Is 7,10-14; 8,10
Eis que uma virgem conceberá.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,10-14; 8,10
Naqueles dias,10 o Senhor falou com Acaz, dizendo:
11"Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal,
quer provenha da profundeza da terra,quer venha das alturas do céu".12Mas Acaz respondeu:
"Não pedirei nem tentarei o Senhor".13Disse o profeta:
"Ouvi então, vós, casa de Davi;será que achais pouco incomodar os homense passais a incomodar até o meu Deus?14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal.
Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho,e lhe porá o nome de Emanuel,8,10porque Deus está conosco.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!

7Sacrifício e oblação não quisestes, *
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;não pedistes ofertas nem vítimas, +holocaustos por nossos pecados, *8aE então eu vos disse: "Eis que venho!"R.

8bSobre mim está escrito no livro: +
9"Com prazer faço a vossa vontade, *
guardo em meu coração vossa lei!"R.
10Boas-novas de vossa justiça +
anunciei numa grande assembléia; *vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.
11Proclamei toda a vossa justiça, +
sem retê-la no meu coração; *vosso auxílio e lealdade narrei.Não calei vossa graça e verdade *na presença da grande assembléia.R.

2ª Leitura - Hb 10,4-10
No livro está escrito a meu respeito:
Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.
Leitura da Carta aos Hebreus 10,4-10
Irmãos:4É impossível eliminar os pecados
com o sangue de touros e bodes.5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma:
"Tu não quiseste vítima nem oferenda,mas formaste-me um corpo.6Não foram do teu agrado holocaustos
nem sacrifícios pelo pecado.7Por isso eu disse: Eis que eu venho.
No livro está escrito a meu respeito:Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade".8Depois de dizer:
"Tu não quiseste nem te agradaramvítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado"coisas oferecidas segundo a Lei -9ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade".
Com isso, suprime o primeiro sacrifício,para estabelecer o segundo.10É graças a esta vontade que somos santificados
pela oferenda do corpo de Jesus Cristo,realizada uma vez por todas.Palavra do Senhor.

Evangelho - Lc 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
Naquele tempo:26O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da virgem era Maria28O anjo entrou onde ela estava e disse:
"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe:
"Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim".34Maria perguntou ao anjo:
"Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?"35O anjo respondeu:
"O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mêsdaquela que era considerada estéril,37porque para Deus nada é impossível".
38Maria, então, disse:
"Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.

Reflexão - Lc 1, 26-38
Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta "esterilidade", Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!