terça-feira, 26 de março de 2013

PJ Foz realiza etapa de formação para jovens
Pastoral da Juventude - Foz06:53


Aconteceu nos dias 23 e 24 de março a etapa de formação da Pastoral da Juventude. Cerca de 30 jovens participaram do evento, sendo a maioria da própria diocese e alguns da arquidiocese de Cascavel que se interessaram pelo tema. O assessor foi o jovem Rodrigo Szymanski da Diocese de Criciúma – SC. Tem grande experiência com o trabalho pastoral, foi seminarista e agora atua como assessor de jovens. 

O tema da formação foi “PJ: Sua história, Nossa História!”. A abordagem do tema foi baseada na identidade, história e missão da Pastoral da Juventude hoje e no decorrer desses 40 anos de existência. Szyma, como é chamado, apresentou que jovens da PJ são de diversas realidades regionais do país. “Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuamos também na sociedade, organizamo-nos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, dioceses e regionais, ligados a Igreja do Brasil e da América Latina”, explica.

O jovem assessor ainda acrescentou que a PJ possui uma linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos. “Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando a arte (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo, a cultura, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino”, afirma.

Participaram da etapa jovens das paróquias de Missal, Serranópolis, Ramilândia, Vera Cruz do Oeste e Itaipulândia. Medianeira participou somente no domingo com uma representante. De Foz do Iguaçu apenas uma paróquia participou, Anunciação do Senhor, que não possui grupos de jovens, apenas grupo de adolescentes.

O coordenador Diocesano da PJ, Rodrigo Jung, comentou que estranhou a pouca representação de paróquias. “Gostaríamos que mais jovens participassem, temos 27 paróquias, nem todas possuem grupos da Pastoral da Juventude, mas o que lamentamos é que mesmo os grupos existentes fizeram atividades em preparação a JMJ, sendo que a data está no calendário diocesano, é preciso ter um cuidado maior na elaboração dos calendários paroquiais para que esse conflito de datas não ocorra”, afirma.

“Mesmo com a pouca representação de paróquias, saímos muito satisfeitos com o resultado da etapa, vimos que os jovens saíram motivados, e isso é importante no trabalho de evangelização da juventude”, destaca o coordenador. O próximo evento da PJ será organizado em parceria com o CEBI,nos dias 18 e 19 de maio no antigo seminário em Medianeira.

PJFOZ
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!