segunda-feira, 18 de março de 2013

Liturgia diária - Sábado dia 16 de março de 2013
Pastoral da Juventude - Foz06:40

Leituras Relacionadas ao dia 16/03/2013 - CNBB
Roxo. Sábado da 4ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Jr 11,18-20
Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.

Evangelho - Jo 7,40-53
Porventura o Messias virá da Galiléia?
1ª Leitura - Jr 11,18-20
Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 11,18-20
18Senhor, avisaste-me e eu entendi;
fizeste-me saber as intrigas deles.19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício,
e não sabia que tramavam contra mim: "Vamos cortar a árvore em toda sua força,eliminá-lo do mundo dos vivos,para seu nome não ser mais lembrado."20E tu, Senhor dos exércitos,
que julgas com justiçae perscrutas os afetos do coração,concede que eu veja a vingançaque tomarás contra eles,pois eu te confiei a minha causa.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)
R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

2Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!3Não aconteça que agarrem minha vida +
como um leão que despedaça a sua presa, *sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!R.
9bJulgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *
9ce segundo a inocência que há em mim!
10Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, +
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *vós que sondais os nossos rins e corações.R.
11O Deus vivo é um escudo protetor, *
e salva aqueles que têm reto coração.12Deus é juiz, e ele julga com justiça, *
mas é um Deus que ameaça cada dia.R.

Evangelho - Jo 7,40-53
Porventura o Messias virá da Galiléia?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53
Naquele tempo:40Ao ouvirem as palavras de Jesus,
algumas pessoas da multidão diziam:"Este é, verdadeiramente, o Profeta."41Outros diziam: "Ele é o Messias".
Mas alguns objetavam:Porventura o Messias virá da Galiléia?42Não diz a Escritura que o Messias
será da descendência de Davie virá de Belém, povoado de onde era Davi?"43Assim, houve divisão no meio do povo
por causa de Jesus.44Alguns queriam prendê-lo,
mas ninguém pôs as mãos nele.45Então, os guardas do Templo
voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus,e estes lhes perguntaram:"Por que não o trouxestes?"46Os guardas responderam:
"Ninguém jamais falou como este homem."47Então os fariseus disseram-lhes:
"Também vós vos deixastes enganar?Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele?49Mas esta gente que não conhece a Lei,
é maldita!"50Nicodemos, porém, um dos fariseus,
aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente,disse: 51"Será que a nossa Lei julga alguém,
antes de o ouvir e saber o que ele fez?"52Eles responderam:
"Também tu és galileu, porventura?Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta."53E cada um voltou para sua casa.
Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 7, 40-53
Muitas pessoas conhecem diversas coisas sobre Jesus, mas não conhecem verdadeiramente a Jesus, porque fundamentaram o seu conhecimento numa leitura racional e científica da Palavra e da História, mas nunca tiveram um encontro pessoal com Jesus, nunca entraram na sua intimidade através da oração, nunca procuraram contemplá-lo, nunca quiseram desenvolver uma espiritualidade. Essas pessoas sempre fizeram de Jesus um objeto de conhecimento e não uma pessoa de relacionamento. Nunca viram verdadeiramente Jesus, de modo que não podem compreendê-lo, segui-lo, amá-lo e viver de acordo com os valores que ele propôs.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!