quinta-feira, 21 de março de 2013

Liturgia diária - quinta-feira dia 21 de março de 2013
Pastoral da Juventude - Foz04:59

Leituras Relacionadas ao dia 21/03/2013 - CNBB
Roxo. 5ª-feira da 5ª Semana Quaresma

1ª Leitura - Gn 17,3-9
Farei de ti o pai de uma multidão de nações.

Evangelho - Jo 8,51-59
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.
1ª Leitura - Gn 17,3-9
Farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Leitura do Livro do Gênesis 17,3-9
Naqueles dias:3Abrão prostrou-se com o rosto por terra.
4E Deus lhe disse:
"Eis a minha aliança contigo:tu serás pai de uma multidão de nações.5Já não te chamarás Abrão,
mas o teu nome será Abraão,porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.6Farei crescer tua descendência infinitamente.
Farei nascer de ti nações,e reis sairão de ti.7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti
e teus descendentes para sempre;uma aliança eterna,para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes.8A ti e aos teus descendentes
darei a terra em que vives como estrangeiro,todo o país de Canaã como propriedade para sempre.E eu serei o Deus dos teus descendentes".9Deus disse a Abraão:
"Guarda a minha aliança,tu e a tua descendência para sempre.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 104, 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a)
R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *
buscai constantemente a sua face!5Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios!R.
6Descendentes de Abraão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.R.
8Ele sempre se recorda da Aliança, *
promulgada a incontáveis gerações;9da Aliança que ele fez com Abraão, *
e do seu santo juramento a Isaac.R.

Evangelho - Jo 8,51-59
Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,51-59
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:51Em verdade, em verdade, eu vos digo:
se alguém guardar a minha palavra,jamais verá a morte."52Disseram então os judeus:
"Agora sabemos que tens um demônio.Abraão morreu e os profetas também,e tu dizes:"Se alguém guardar a minha palavrajamais verá a morte".53Acaso és maior do que nosso pai Abraóo,
que morreu, como também os profetas?Quem pretendes tu ser?"54Jesus respondeu:
"Se me glorifico a mim mesmo,minha glória não vale nada.Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus.55No entanto, não o conheceis.
Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço,seria um mentiroso, como vós!Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.56Vosso pai Abraão exultou,
por ver o meu dia;ele o viu, e alegrou-se."57Os judeus disseram-lhe então:
"Nem sequer cinqüenta anos tens ,e viste Abraão!"58Jesus respondeu:
"Em verdade, em verdade vos digo,antes que Abraão existisse,eu sou".59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus,
mas ele escondeu-se e saiu do Templo.Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 8, 51-59
O nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância. Ele é causa de alegria para todos os que verdadeiramente crêem nele e em Jesus ele manifesta todo o amor que tem por nós. Assim sendo, Jesus, que é o Filho do Deus vivo, veio nos ensinar o caminho da verdadeira vida, por isso nos diz que quem guarda a sua palavra jamais verá a morte. E como todos nós desejamos a vida e nos alegramos com ela, Jesus também é a causa de nossa alegria, assim como foi a causa para Abraão exultar de alegria ao ver o seu dia, ao reconhecer o seu Deus como o Deus da vida. Aos que não acreditam nas verdades do Reino de Deus e rejeitam os valores evangélicos, só resta a revolta, a tristeza e a morte.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!