sábado, 3 de novembro de 2012

Liturgia diária - sábado dia 03 de Novembro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz05:55

Leituras Relacionadas ao dia 03/11/2012 - CNBB
Verde. Sábado da 30ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Fl 1,18b-26
Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Evangelho - Lc 14,1.7-11
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
1ª Leitura - Fl 1,18b-26
Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,18b-26
Irmãos:
18bDe qualquer maneira,
com segundas intenções ou com sinceridade,
Cristo é anunciado.
E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei.
19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação
graças à vossa oração
e à assistência do Espírito de Jesus Cristo.
20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança,
não terei de corar de vergonha.
Se a minha firmeza continuar total, como sempre,
então Cristo vai ser glorificado no meu corpo,
seja pela minha vida, seja pela minha morte.
21Pois para mim, o viver é Cristo
e o morrer é lucro.
22Entretanto, se o viver na carne significa
que meu trabalho será frutuoso,
neste caso, não sei o que escolher.
23Sinto-me atraído para os dois lados:
tenho o desejo de partir, para estar com Cristo
- o que para mim seria de longe o melhor -
24mas para vós é mais necessário
que eu continue minha vida neste mundo.
25Por isso, sei com certeza
que vou ficar e continuar com vós todos,
para que possais progredir e alegrar-vos na fé.
26Assim, com a minha volta para junto de vós,
vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 41 (42),2. 3. 5 (R. 3a)
R. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

2Assim como a corça suspira *
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh"alma *
por vós, ó meu Deus!R.
3Minha alma tem sede de Deus, *
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver *
a face de Deus?R.
5Recordo saudoso o tempo *
em que ia com o povo.
Peregrino e feliz caminhando *
para a casa de Deus,
entre gritos, louvor e alegria *
da multidão jubilosa.R. 

Evangelho - Lc 14,1.7-11
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
+ Proclamaçóo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1.7-11
Aconteceu que, num dia de sábado,
Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.
E eles o observavam.
7Jesus notou como os convidados
escolhiam os primeiros lugares.
Então contou-lhes uma parábola:
8"Quando tu fores convidado para uma festa de casamento,
não ocupes o primeiro lugar.
Pode ser que tenha sido convidado
alguém mais importante do que tu,
9e o dono da casa, que convidou os dois,
venha te dizer: "Dá o lugar a ele".
Então tu ficarás envergonhado
e irás ocupar o último lugar.
10Mas, quando tu fores convidado,
vai sentar-te no último lugar.
Assim, quando chegar quem te convidou,
te dirá: "Amigo, vem mais para cima".
E isto vai ser uma honra para ti
diante de todos os convidados.
11Porque quem se eleva, será humilhado
e quem se humilha, será elevado."
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 14, 1.7-11
O mundo em que vivemos é marcado pela concorrência, pela luta constante no sentido de superar as outras pessoas. É sempre uma luta de um contra os outros para vencer, estar por cima, e, por causa dessa concorrência, nunca sobra lugar para a amizade, o amor e a fraternidade. Jesus nos mostra que entre nós, que somos seus discípulos, não deve ser assim. Devemos buscar a promoção das pessoas, valorizar aqueles que estão ao nosso lado, a fim de que, promovendo as pessoas, elas também nos promovam, de modo que temos o crescimento de todos e não apenas de alguns e vivamos como irmãos, filhos do mesmo Pai que está nos céus, e não como inimigos em uma batalha constante.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!