terça-feira, 9 de outubro de 2012

Liturgia diária - Terça-feira dia 09 de outubro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz04:32

Leituras Relacionadas ao dia 09/10/2012 - CNBB
Verde. 3ª-feira da 27ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Gl 1,13-24
Dignou-se revelar-me o seu Filho,
para que eu o pregasse entre os pagãos.

Evangelho - Lc 10,38-42
Marta recebeu-o em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte.
1ª Leitura - Gl 1,13-24
Dignou-se revelar-me o seu Filho,
para que eu o pregasse entre os pagãos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 1,13-24
Irmãos:
13Certamente ouvistes falar
como foi outrora a minha conduta no judaísmo,
com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus
14e como progredia no judaísmo
mais do que muitos judeus de minha idade,
mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas.
15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno
e me chamou por sua graça
16se dignou revelar-me o seu Filho,
para que eu o pregasse entre os pagãos,
não consultei carne nem sangue
17nem subi, logo, a Jerusalém
para estar com os que eram apóstolos antes de mim.
Pelo contrário, parti para a Arábia
e, depois, voltei ainda a Damasco.
18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém
para conhecer Cefas
e fiquei com ele quinze dias.
19E não estive com nenhum outro apóstolo,
a não ser Tiago, o irmão do Senhor.
20Escrevendo estas coisas,
afirmo diante de Deus que não estou mentindo.
21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22Ainda não era pessoalmente conhecido
das igrejas da Judéia que estão em Cristo.
23Apenas tinham ouvido dizer que
"aquele que, antes, nos perseguia,
está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir".
24E glorificavam a Deus por minha causa.
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 138,1-3. 13-14ab. 14c-15 (R. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, +
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.
13Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, +
porque de modo admirável me formastes! *
14bQue prodígio e maravilha as vossas obras!R.
14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; *
15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis;
quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas.R. 

Evangelho - Lc 10,38-42
Marta recebeu-o em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.
Naquele tempo:38Jesus entrou num povoado,e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,e escutava a sua palavra.40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.Ela aproximou-se e disse:"Senhor, não te importas que minha irmóme deixe sozinha, com todo o serviço?Manda que ela me venha ajudar!"41O Senhor, porém, lhe respondeu:"Marta, Marta! Tu te preocupase andas agitada por muitas coisas.42Porém, uma só coisa é necessária.Maria escolheu a melhor partee esta não lhe será tirada."Palavra da Salvação.

Reflexão - Lc 10, 38-42
Existem pessoas que se sentem angustiadas diante do sofrimento de outras pessoas, das injustiças, das carências e necessidades dos outros e também diante da descrença que existe no mundo de hoje, e, movidas por essa angústia, se entregam de corpo e alma no trabalho evangelizador, promocional e assistencial. Porém, todos nós devemos levar em consideração que o mais importante nem sempre é o que estamos fazendo, mas a motivação pela qual agimos e a consciência de que, na verdade, somos colaboradores com o próprio Deus na sua ação de salvação dos homens e que nada podemos fazer por nós mesmos. Assim, o ativismo é estéril e, além de não atingir seus objetivos, nos esvazia, enquanto que a mística, o encontro com Jesus, sustenta e dá eficácia ao nosso agir.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!