domingo, 16 de setembro de 2012

Liturgia diária - Domingo dia 16 de setembro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz05:50

Leituras Relacionadas ao dia 16/09/2012 - CNBB
Verde. 24º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Is 50,5-9a
Ofereci minhas costas aos que me batiam.

2ª Leitura - Tg 2,14-18
A fé se não se traduz em
obras, por si só está morta.

Evangelho - Mc 8,27-35
Tu és o Messias...O Filho do Homem deve sofrer muito.
1ª Leitura - Is 50,5-9a
Ofereci minhas costas aos que me batiam.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,5-9a

5O Senhor abriu-me os ouvidos;não lhe resisti nem voltei atrás.6Ofereci as costas para me batereme as faces para me arrancarem a barba:não desviei o rostode bofetões e cusparadas.7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador,por isso não me deixei abater o ânimo,conservei o rosto impassível como pedra,porque sei que não sairei humilhado.8A meu lado está quem me justifica;alguém me fará objeções? Vejamos.Quem é meu adversário? Aproxime-se.9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador;quem é que me vai condenar?Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
R.Andarei na presença de Deus,junto a ele, na terra dos vivos.
Ou R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Eu amo o Senhor, porque ouve*o grito da minha oração.2Inclinou para mim seu ouvido,*no dia em que eu o invoquei.R.
3Prendiam-me as cordas da morte,apertavam-me os laços do abismo;*invadiam-me angústia e tristeza: 4eu então invoquei o Senhor*"Salvai, ó Senhor, minha vida!"R.
5O Senhor é justiça e bondade,*nosso Deus é amor-compaixão.6É o Senhor quem defende os humildes:*eu estava oprimido, e salvou-me.R.
8Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto*e livrou os meus pés do tropeço.9Andarei na presença de Deus,*junto a ele na terra dos vivos.R.

2ª Leitura - Tg 2,14-18
A fé se não se traduz em
obras, por si só está morta.

Leitura da Carta de São Tiago 2,14-18

14Meus irmãos,que adianta alguém dizer que tem fé,quando não a põe em prática?A fé seria então capaz de salvá-lo?15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestire que lhes falta a comida de cada dia;16se então alguém de vós lhes disser:"Ide em paz, aquecei-vos",e: "Comei à vontade",sem lhes dar o necessário para o corpo,que adiantará isso?17Assim também a fé:se não se traduz em obras,por si só está morta.18Em compensação, alguém poderá dizer:"Tu tens a fé e eu tenho a prática!Tu, mostra-me a tua fé sem as obras,que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 8,27-35
Tu és o Messias...O Filho do Homem deve sofrer muito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8,27-35

Naquele tempo:27Jesus partiu com seus discípulospara os povoados de Cesaréia de Filipe.No caminho perguntou aos discípulos:"Quem dizem os homens que eu sou?"28Eles responderam:"Alguns dizem que tu és João Batista;outros que és Elias;outros, ainda, que és um dos profetas".29Então ele perguntou:"E vós, quem dizeis que eu sou?"Pedro respondeu:"Tu és o Messias".30Jesus proibiu-lhes severamentede falar a alguém a seu respeito.31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendoque o Filho do Homem devia sofrer muito,ser rejeitado pelos anciãos,pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei;devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.32Ele dizia isso abertamente.Então Pedro tomou Jesus à partee começou a repreendê-lo.33Jesus voltou-se, olhou para os discípulose repreendeu a Pedro, dizendo:"Vai para longe de mim, Satanás!"Tu não pensas como Deus,e sim como os homens".34Então chamou a multidão com seus discípulose disse: "Se alguém me quer seguir,renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;mas quem perder a sua vida por causa de mime do Evangelho, vai salvá-la.Palavra da Salvação.

Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!