terça-feira, 7 de agosto de 2012

Liturgia Diária - Terça-feira dia 07 de agosto de 2012
Pastoral da Juventude - Foz04:31

Leituras Relacionadas ao dia 07/08/2012 - CNBB
Verde. 3ª-feira da 18ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Jr 30,1-2.12-15.18-22
Eu te tratei com rudeza
por causa do teu endurecimento no pecado.
Mudarei a sorte das tendas de Jacó.

Evangelho - Mt 15,1-2.10-14
"Toda planta que não foi plantada
pelo meu Pai celeste será arrancada".
1ª Leitura - Jr 30,1-2.12-15.18-22
Eu te tratei com rudeza
por causa do teu endurecimento no pecado.
Mudarei a sorte das tendas de Jacó.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 30,1-2.12-15.18-22
1Palavra que foi dirigida a Jeremias,
da parte do Senhor:
2"Isto diz o Senhor, Deus de Israel:
Escreve para ti, num livro,
todas as palavras que te falei.
12Isto diz o Senhor:
Incurável é tua ferida,
maligna tua chaga;
13não há quem conheça teu diagnóstico;
uma úlcera tem remédio,
mas em ti não se produz cicatrização.
14Todos os teus amigos te esqueceram,
não te procuram mais;
eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo,
como um castigo cruel:
por causa do grande número de maldades
que te fez endurecer no pecado.
15Por que gritas em teu sofrimento?
É insanável a tua dor.
Eu te tratei com rudeza
por causa das tuas inúmeras maldades
e por causa do teu endurecimento no pecado.
18Isto diz o Senhor:
Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó
e terei compaixão de suas moradias,
a cidade ressurgirá das suas ruínas
e a fortaleza terá lugar para suas fundações;
19de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos.
Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão,
hei de glorificá-los, eles não serão humilhados.
20Teus filhos serão felizes como outrora,
e sua comunidade, estável na minha presença;
e agirei contra todos os que os molestarem.
21Para chefe será escolhido um dos seus,
e o soberano sairá do seu meio;
eu o incitarei, e ele se aproximará de mim.
Quem dará a vida
em penhor da sua aproximação de mim?
- diz o Senhor.
22Sereis meu povo
e eu serei vosso Deus.
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b)
R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16As nações respeitarão o vosso nome, *e os reis de toda a terra, a vossa glória;17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *e aparecer com gloriosa majestade, 18ele ouvirá a oração dos oprimidos *e não desprezará a sua prece.R.
19Para as futuras gerações se escreva isto, *e um povo novo a ser criado louve a Deus.20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *e o Senhor olhou a terra do alto céu,21para os gemidos dos cativos escutar *e da morte libertar os condenados.R.
29Assim também a geração dos vossos servos +terá casa e viverá em segurança, *e ante vós se firmará sua descendência.22Para que cantem o seu nome em Sião *e louve ao Senhor Jerusalém,23quando os povos e as nações se reunirem *e todos os impérios o servirem.R.


Evangelho - Mt 15,1-2.10-14
"Toda planta que não foi plantada
pelo meu Pai celeste será arrancada".
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15,1-2.10-14
1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei,
vindos de Jerusalém,
aproximaram-se de Jesus, e perguntaram:
2"Por que os teus discípulos
não observam a tradição dos antigos?
Pois não lavam as mãos quando comem o pão!"
10Jesus chamou a multidão para perto de si
e disse: "Escutai e compreendei.
11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro,
mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro."
12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus:
"Sabes que os fariseus
ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?"
13Jesus respondeu:
"Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste
será arrancada.
14Deixai-os! São cegos guiando cegos.
Ora, se um cego guia outro cego,
os dois cairão no buraco."
Palavra da Salvação.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!