segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cerca de 60 jovens participam de formação na Diocese de Foz
Pastoral da Juventude - Foz05:58


Nos dias 28 e 29 de julho a Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu (PJFOZ) realizou uma etapa de formação para os jovens participantes de grupo. A etapa aconteceu no centro de evangelização Nossa Senhora de Caravággio em Matelândia. Aproximadamente 60 jovens de toda diocese, entre participantes e coordenação, estiveram no evento. O tema foi “Qual é a cara da PJ?”

Luiz Fernando de Maringá assessorou a formação. Como o tema da formação já tinha como proposta um questionamento, a etapa foi conduzida com reflexões a partir de questionamentos, que possam fazer os jovens refletir sobre os temas, também nos trabalhos no grupo de base. 


Formação 

 
Num primeiro momento um trabalho de entrosamento dos participantes. Depois foi feito um diagnóstico do perfil dos jovens presentes. E ainda percepção sobre alguns assuntos, que seriam retomados numa outra oportunidade. Ainda na tarde de sábado a leitura orante da Bíblia. À noite os jovens participaram da Missa com a comunidade local. Além dos vários momentos de oração durante o dia, durante a noite foi feito um vivencial.

O jovem Rudinei Duarte da paróquia São Francisco de Assis de Foz do Iguaçu disse que foi uma formação interessante e inquietante. “Ao nos fazer indagações nos faz pensar e surgem mais perguntas que nos levam ao conhecimento”, comenta Rudinei.

Fruto do aprendizado, Rudinei ainda falou que a etapa possibilitou encontrar Deus na pessoa do outro. “Assim como Moisés foi enviado ao faraó, nós hoje somos enviados aos faraós de nosso tempo, mas também é necessário tirar as sandálias, porque o coração a história de cada jovem que chega em nosso grupo é solo sagrado e é preciso tratá-lo como tal respeitando aquilo que traz consigo”, reflete.

No domingo o dia começou com o Ofício Divino da Juventude. Logo após, Luiz Fernando continuou com algumas “provocações” para que os jovens levassem os questionamentos a diante, a fim de dar continuidade na caminhada, sempre em busca das respostas. Os trabalhos continuaram à tarde, com dinâmicas e uma avaliação. Pra finalizar foi feita a celebração do “Cego Bartimeu”, como benção de envio.

Durante a formação, alguns jovens manifestavam muita alegria, entusiasmo. A Jovem de Serranópolis, Larissa Niehues comentou que gostou muito de participar da formação. “Foi uma experiência diferente nunca tinha participado e foi muito bom, agora nos grupos é refletir sobre as leituras, fazer dinâmicas”, explica. Disse ainda que se sentiu acolhida. “Não tem o que falar, foi tudo muito bom, a forma que acolheram a gente... eu me diverti muito”, destaca.

O coordenador do grupo Filhos do Céu da comunidade São Miguel, paróquia São Francisco de Assis, Wellington Silva'h falou que imaginou que seria um encontro monótono. “Não foi o que esperei, foi muito mais! Esperava uma Formação onde falariam 2 dia seguidos e nos só escutaríamos, mais foi muito diferente, foi maravilhoso”, exclama o rapaz.

Wellington ainda agradeceu a oportunidade de participar e de fazer novos amigos, conhecer as várias realidades que a PJ tem na Diocese. “Agora vamos implantar o que aprendemos no nosso grupo de jovens”, finaliza o garoto.



Todas as fotos da formação você confere no facebook da PJFOZ: http://www.facebook.com/pj.diocesedefoz/photos


Confira algumas fotos do evento:
































Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!