quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DNJ reúne centenas de jovens no Porto Meira
Pastoral da Juventude - Foz16:24

No dia 30 de outubro centenas de jovens da Diocese de Foz do Iguaçu, se reuniram na Paróquia do Porto Meira para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O tema desse ano foi "Juventude e Protagonismo Feminino" e o Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. O DNJ foi organizado pelo Vicariato para a juventude. O DNJ acontece sempre no último domingo do mês de outubro em todas as dioceses do Brasil.

O evento iniciou às 8:30 da manhã com o café da manhã preparado pelo pessoal da comunidade. Em seguida aconteceu a apresentação das paróquias presentes. Às 9:15 iniciou a celebração Eucarística, que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Dirceu Vegini. Após esse importante momento os seminaristas da Teologia conduziram os trabalhos preparados para a caminhada, que foi cancelada devido ao mal tempo do dia anterior. Mesmo assim as atividades foram realizadas no salão da igreja do Porto Meira.

A PJFOZ escolheu alguns dos 26 temas dos DNJ's ao longo da história e preparou alguns gritos da juventude, por educação de qualidade, por oportunidade de trabalho, pela participação na política, gritos contra a violência, contra a corrupção, pela preservação da natureza, e claro pelas mulheres, para serem tratadas como protagonistas da história da igreja e na sociedade, entre outros gritos da juventude. Se fossem elencar todos os gritos que a juventude tem, poderiam ser utilizados o dia todo.

Vários grupos da Pastoral da Juventude de diversas paróquias preparam apresentações para o período da tarde. As apresentações tinha como objetivo mostrar os talentos da região, tanto no teatro como na dança e na música. As canções escolhidas pelos grupos traziam algumas manifestações políticas que também servem como gritos da juventude e os gritos não tão recentes, mas sempre presentes na vida do jovem. Outras músicas de cancioneiros populares que demostram toda variedade de sons e cores que temos em nosso País. E outras canções religiosas que retratam a fé do jovem num Jesus vivo e presente em nossas vidas, sem esquecer do próximo, necessitado, marginalizado, e descriminado.
O DNJ 2011 teve o apoio da Secretaria da Juventude da cidade de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional que disponibilizaram estrutura local e de som para o evento. Em breve será realizada uma avaliação geral por parte da organização, mas muitos jovens participantes gostaram da experiência de participar do DNJ e outros já acharam que poderia ter algo mais prático, que a juventude mostrasse sua cara, nas ruas, em tom de manifesto, como estava previsto para acontecer, caso o mal tempo não interferisse.

Todo ano um gesto concreto marca o DNJ, como o tema era protagonismo feminino, cada paroquia recebeu uma muda de flor para plantar nas dependências da paróquia.
















Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!