quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Matelândia realizará Encontrão dos Jovens e Adolescentes
Pastoral da Juventude - Foz20:18


Está em andamento em Matelândia a MISSÃO POPULAR PERMANENTE (MPP) que tem como Tema: Protagonismo do Adolescente e do Jovem na Igreja e o Lema: Adolescentes e Jovens construindo uma comunidade melhor. O tema e o lema foram formulados pela equipe de missionários de Matelândia.


Durante o mês de setembro cerca de 1500 adolescentes e jovens foram visitados. A principal escola estadual recebeu visitas em todas as turmas, de 5º série ao ensino médio, nos três períodos, manhã, tarde e noite. Também as turmas do último ano da catequese foram visitadas, nas 5 maiores comunidades e na matriz.

Na visita à escola foi aplicado um questionário a partir daquele proposto no material diocesano. A partir deste questionário será feito um diagnóstico da situação escolar, levantando as maiores dificuldades e desafios. Será criada uma proposta de intervenção dentro da escola, em parceria com a equipe pedagógica, que abriu espaço para tal. Essa proposta deverá ser posta em prática somente no próximo ano.

Na catequese a visita foi um pouco diferente. foram realizados momentos de animação, aplicadas dinâmicas, com a palavra do padre e o testemunho de alguns adolescentes e jovens contando sobre suas experiência de vida dentro da igreja. Também foi proposto auxiliar nas catequeses do próximo ano, já iniciando os crismandos em grupos, para que não se afastem da Igreja após a crisma, e, sim, se aproximem.

A coordenadora dos grupos de Matelândia, Fernanda Giasson, está muito satisfeita com esse trabalho realizado. "Tanto na escola, na catequese e nas missas da paróquia entregamos um folder convidando os adolescentes e Jovens para o Encontrão, bem como divulgando os locais e horários dos grupos de base", comemora a jovem.

No dia 08 de outubro será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Carravaggio, nas dependencias do Seminário o ENCONTRÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS DE MATELÂNDIA. "Esse evento foi uma ideia que surgiu em uma das reuniões em preparação à missão. Este encontro marca a finalização desta etapa da MPP, já que nos dispusemos a dar continuidade com o trabalho no próximo ano", informa Fernanda.


Para reforçar o Encontrão acontecerá no sábado, dia 08 de outubro, no Seminário/Centro Vocacional Pe. João Piamarta, com início às 14:30hs e previsão de término para as 16:30hs. Será uma tarde que contará com animação, teatro, dinâmica, oração e apresentação dos grupos através de vídeos que os mesmos criaram, uma espécie de propaganda, mostrando um pouco a cara de cada grupo. "Encerraremos oferecendo um lanche. Não temos estimativa de participantes, porém, nos alegraremos com os que vierem, se fizermos a diferença na vida de 5 pessoas já terá valido a pena", enfatiza a coordenadora.

Matelândia conta com a colaboração de 25 missionários espalhados nas comunidades da cidade e uma comunidade do interior. "Na última reunião, dia 02 de outubro, já recebemos um feedback muito positivo, do sentimento de realização, crescimento e superação daqueles que foram em missão. Todas as peculiaridades da MPP aqui da paróquia surgiram e se concretizam através do envolvimento, responsabilidade e trabalho de cada adolescente e jovem missionário", comemora a garota.

"Contamos, ainda, com o grande apoio do Pe Jonas, que acompanhou todas as visitas, todas as reuniões de preparação e está correndo conosco para que o Encontrão aconteça. Eu e ele que organizamos as formações e atividades a MPP, demos ideias e incentivamos e empoderamos nossos meninos a meninas a fazerem, na maioria das vezes só a nossa presença basta, para passar segurança, mas o trabalho e o mérito é todo dos nossos adolescentes. Enquanto coordenação, nossa alegria é ver os olhos dos missionários brilhando ao perceberem o quanto são capazes e como podem fazer a diferença", diz emocionada a jovem coordenadora Fernanda.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!