quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PJ Foz fez diversas reflexões no DNJ 2013
Pastoral da Juventude - Foz11:54


No último domingo, dia 20 de outubro, aconteceu mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ) na diocese de Foz do Iguaçu. O evento foi na região da Vila C, cidade de Foz. Cerca de mil jovens de todas as partes da diocese participaram desse momento importante na caminhada da juventude. A programação foi bem diversificada, com apresentações de dança, música, encenações, reflexões e a celebração presidida pelo Bispo Dom Dirceu.

A Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu esteve responsável pela reflexão e animação após a missa. “Os jovens dançaram e se divertiram com os cantos que a PJ canta, com as cirandas e ainda refletiram sobre a violência que aflige tantos jovens, principalmente em nossa região de fronteira”, destaca o coordenador diocesano Rodrigo Jung. 



Jung ainda acrescenta que esse momento foi pensado tentando envolver todos os presentes. “As músicas remetiam a nossa missão enquanto jovens de sair evangelizar, cantando as músicas e apontando para nossa realidade, podemos refletir como está a nossa caminhada e qual nosso papel enquanto agente de pastoral, algumas músicas são verdadeiras orações, que ganham espaço de um jeito jovem de ser, com alegria, entusiasmo e dinamismo, características fortes da juventude”, explica o coordenador.

Além dessa atividade, a PJ preparou e ornamentou uma tenda, onde caracterizou a partir de sua mística, onde a tarde foi rezado o Ofício Divino da Juventude (ODJ). “O ofício foi preparado em forma de ação de graças, para celebrarmos nossas conquistas pessoais e dos grupos durante todo esse ano”, conta a jovem Thaís Chupak, que coordenou a oração na tenda.

“Enquanto alguns jovens dançavam e pulavam, estavam agradecendo nossas conquistas durante esse ano, em forma de oração, a partir de leitura bíblica e partilha de experiências”, comenta o jovem Alex Arfeli de Ramilândia, que participou da atividade na tenda na parte da tarde.

Vários grupos da Pastoral da Juventude, das diversas paróquias, estiveram presentes no DNJ 2013. Grupos de Ramilândia, Diamante do Oeste, Matelândia, Medianeira, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Serranópolis e ainda alguns grupos de Foz do Iguaçu. Estiveram presentes ainda jovens que participam dos movimentos Cursilho Jovem e Ministério Jovem da RCC e ainda adolescentes da Pastoral do Adolescente.

Depois da lista de músicas confira algumas fotos do evento...

ROTEIRO DE MÚSICAS APRESENTADAS NO DNJ

Missão de todos nós (Zé Vicente)

O Deus que me criou, me quis me consagrou
para anunciar o seu amor.
Eu sou como chuva em terra seca pra saciar,
fazer brotar eu vivo para amar e pra servir!

É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!

Eu sou como a flor por sobre o muro
Eu tenho mel, sabor do céu
Eu vivo pra amar e pra servir.

Eu sou como estrela em noite escura.
Eu levo a luz sigo a Jesus.
Eu vivo par amar e pra servir!

Eu sou, sou profeta da verdade.
canto a justiça e a liberdade.
Eu vivo para amar e pra servir!


Deixa-me ser Jovem (Zé Vicente)

1. Deixa-me ser jovem, não me impeça de lutar;
pois a vida nos convida a uma missão realizar.

2. Deixa-me ser jovem, ser livre pra sonhar;
não reprima, não reprove o meu jeito de amar.

3. Fazer também a história e não ser ignorado;
preservar os meus valores e não ser massificado.

4. Muitos jovens sem saber esbanjaram sua idade;
alterados se entregaram aos dragões da sociedade.

5. Não me sinto revoltado, mas quero me explicar;
de tanto ser explorado eu me pus a protestar.

6. Não nasci para servir como peça de engrenagem;
nem ser coisa que se vende ou se compre por vantagem.


MANTRA - Vidas pela vida, vidas pelo reino, vidas pelo reino!

Todas as nossas vidas, como as suas vidas, como a vida Dele!

O mártir Jesus!


O Que Vale é O Amor (Zé Vicente)

Se é pra ir a luta, eu vou
Se é pra tá presente, eu tô
Pois na vida da gente o que vale é o amor

É que a gente junto vai
Reacender estrelas vai
Replantar nosso sonho em cada coração
Enquanto não chegar o dia
Enquanto persiste a agonia
A gente ensaia o baião
Lauê, lauê, lauê, lauê

É que a gente junto vai
Reabrindo caminhos vai
Alargando a avenida pra festa geral
Enquanto não chega a vitória
A gente refaz a história
Pro que há de ser afinal
Lauê, lauê, lauê, lauê

É que a gente junto vai
Vai pra rua de novo, vai
Levantar a bandeira do sonho maior
Enquanto eles mandam, não importa
A gente vai abrindo a porta
Quem vai rir depois, ri melhor
Lauê, lauê, lauê, lauê



MOMENTO NOVO

Deus chama a gente
Pra um momento novo
De caminhar junto com seu povo.
É hora de transformar
O que não dá mais;
Sozinho e isolado
Ninguém é capaz.

(Refrão)
Por isso vem,
Entra na roda com a gente, também!
Você é muito importante (Vem) (bis)


Não é possível crer que tudo é fácil
Há muita força que produz a morte
Gerando a dor, tristeza e desolação.
É necessário unir o cordão!

(Refrão)

A força que hoje faz brotar a vida,
Atua em nós pela sua graça.
É deus quem nos convida
para trabalhar:
O amor repartir e as forças juntar.



Pai Nosso Dos Mártires

Pai nosso, dos pobres marginalizados
Pai nosso, dos mártires, dos torturados.
Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo
a vida,
Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa
medida
Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e
comunhão
Maldita toda a violência que devora a vida pela
repressão.
O, o, o, o, O, o, o, o

Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus
libertador,
Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder
opressor.
Pedimos-Te o pão da vida, o pão da segurança, o pão
das multidões.
O pão que traz humanidade, que constrói o homem em vez
de canhões


Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da
morte,
Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais
forte.
Protege-nos da crueldade, do esquadrão da morte, dos
prevalecidos
Pai nosso revolucionário, parceiro dos pobres, Deus
dos oprimidos
Pai nosso, revolucionário, parceiro dos pobres, Deus
dos oprimidos
O, o, o, o, O, o, o, o
Pai nosso, dos pobres marginalizados
Pai nosso, dos mártires, dos torturados.


Anunciação (Alceu Valença)

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...(2x)

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...

Na bruma leve das paixões
Que vem de dentro
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais...

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!...


Negro Nagô (Pastoral da Juventude)

Eu vou tocar minha viola - a - a. Eu sou um negro cantador
O negro canta, deita e rola - a -a lá na senzala do Senhor

(Refrão)
Dança aí nego nagô! Dança aí nego nagô!
Dança aí nego nagô! Dança aí nego nagô - ô - ô - ô - ô - ô...


Tem que acabar come essa história - a - a do negro ser inferior
O negro é gente e quer escola - a - a quer dançar samba e ser doutor.

O negro mora em palafita - a - a não é culpa dele não senhor
A culpa é da abolição - ã - ã que veio e não o libertou

Vou botar fogo no engenho - o - o aonde o negro apanhou
O negro é gente como o outro - o - o quer ter carinho e ter amor

A Saga do Guaxinim 

Refrão
Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)


A dança do Guaxinim merece até um beijo.

O que vamos dançar?
O Guaxinim Sertanejo

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)

A dança do Guaxinim não há nada mais gostoso.

O que vamos dançar?
O Guaxinim Musculoso

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir ( 2x )

A dança do Guaxinim anima até velório

O que vamos dançar?
O Guaxinim Giratório

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)

A dança do Guaxinim merece não precisa nem ser mestre

O que vamos dançar?
O Guaxinim Terrestre.

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)

A dança do Guaxinim não se deixa pra depois

O que vamos dançar?
O Guaxinim de Dois

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)

A dança do Guaxinim converte até Burguês

O que vamos dançar?
O Guaxinim de três.

Guaxinim, Guaxinim, chama toda a galera pra dançar se divertir (2x)

A dança do Guaxinim não precisa estar treinado.

O que vamos dançar?
O Guaxinim Misturado.


Penerei Fubá

Penerei fubá
Fubá caiu
Eu tornei peneirar
Fubá sumiu


Juventude, vamos acreditar que todos nossos sonhos, vão se realizar...

Penerei fubá
Fubá caiu
Eu tornei peneirar
Fubá sumiu

Teu Sol Não Se Apagará (Católicas)

Teu sol não se apagará, tua lua não terá minguante,
Porque o Senhor será tua luz, ó povo que Deus conduz!


Será (Legião Urbana)

Tire suas mãos de mim,
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas, eu sei muito bem
Aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é
amor

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir
vencer?
Ô ô ô ô ô ô

Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação
Serão noites inteiras
Talvez sumindo na escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Pra que esse nosso egoísmo
Não destrua nosso coração

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir?
vencer?
Ô ô ô ô ô ô

Brigar pra quê?
Se é sem querer
Quem é que vai nos proteger?
Será que vamos ter
Que responder
Pelos erros a mais
Eu e você?






































Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!