segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Liturgia diária - Sábado dia 12 de outubro de 2013 - Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Pastoral da Juventude - Foz06:01

Leituras Relacionadas ao dia 12/10/2013 - CNBB
Branco. Nossa Senhora da Conceição Aparecida Solenidade

1ª Leitura - Est 5,1b-2; 7,2b-3
Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo!

2ª Leitura - Ap 12,1.5.13a.15-16a
Um grande sinal apareceu no céu.

Evangelho - Jo 2,1-11
Fazei o que ele vos disser.

1ª Leitura - Est 5,1b-2; 7,2b-3
Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo!
Leitura do Livro de Ester 5,1b-2; 7,2b-3
1bEster revestiu-se com vestes de rainha
e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real,frente à residência do rei.O rei estava sentado no trono real,na sala do trono, frente à entrada.2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo,
olhou para ela com agradoe estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão,e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.7,2bEnt&ati lde;o, o rei lhe disse:
"O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça?Ainda que me pedisses a metade do meu reino,ela te seria concedida".3Ester respondeu-lhe:
"Se ganhei as tuas boas graças, ó rei,e se for de teu agrado,concede-me a vida - eis o meu pedido! -e a vida do meu povo - eis o meu desejo!Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)
R. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:que o Rei se encante com vossa beleza!11Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: +
"Esquecei vosso povo e a casa paterna! *12aQue o Rei se encante com vossa beleza! R.

12bPrestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! +
13O povo de Tiro vos traz seus presentes, *
os grandes do povo vos pedem favores. R.
14Majestosa, a princesa real vem chegando, +
vestida de ricos brocados de ouro, *15aEm vestes vistosas ao Rei se dirige, R.

15be as virgens amigas lhe formam cortejo, +
16entre cantos de festa e com grande alegria, *
ingressam, então, no palácio real". R.


2ª Leitura - Ap 12,1.5.13a.15-16a
Um grande sinal apareceu no céu.
Leitura do Livro do Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a
1Apareceu no céu um grande sinal:
uma mulher vestida do sol,tendo a lua debaixo dos pése sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.5E ela deu à luz um filho homem,
que veio para governar todas as naçõescom cetro de ferro.Mas o filho foi levado para junto de Deuse do seu trono.13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra,
o dragão começou a perseguir a mulherque tinha dado à luz o menino.15A serpente, então,
vomitou como um rio de água atrás da mulher,a fim de a submergir.16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Jo 2,1-11
Fazei o que ele vos disser.
+ Proclamaçóo do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11
Naquele tempo:1Houve um casamento em Caná da Galiléia.
A mãe de Jesus estava presente.2Também Jesus e seus discípulos
tinham sido convidados para o casamento.3Como o vinho veio a faltar,
a mãe de Jesus lhe disse:"Eles não têm mais vinho".4"Mulher, por que dizes isto a mim?
Minha hora ainda não chegou."5Sua mã e disse aos que estavam servindo:
"Fazei o que ele vos disser".6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí
para a purificação que os judeus costumam fazer.Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.7Jesus disse aos que estavam servindo:
"Enchei as talhas de água".Encheram-nas até a boca.8Jesus disse:
"Agora tirai e levai ao mestre-sala".E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água,
que se tinha transformado em vinho.Ele não sabia de onde vinha,mas os que estavam servindo sabiam,pois eram eles que tinham tirado a água.10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse:
"Todo mundo serve primeiro o vinho melhore, quando os convidados já estão embriagados,serve o vinho menos bom.Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!"11Este foi o início dos sinais de Jesus.
Ele o realizou em Caná da Galiléiae manifestou a sua glória,e seus discípulos creram nele.Palavra da Salvação.


Reflexão - Jo 2, 1-11
Jesus veio ao mundo para trazer a Boa Nova do Reino de Deus e firmar a Nova e eterna Aliança entre Deus e os homens através do mistério pascal. Assim, a água da purificação dos judeus, sinal do Antigo Testamento que está para terminar, será substituída pelo vinho da Nova Aliança que alegra os nossos corações e nos trás a salvação. E isso acontece numa festa de casamento, sinal das núpcias do Cordeiro e prefiguração da Igreja como esposa de Cristo. E o início de tudo foi a ação de Maria, que pede o milagre a Jesus, mas que com sua adesão ao projeto de Deus, abriu caminho para o início do Novo Testamento.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!