quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Liturgia diária - Quarta-feira dia 09 de outubro de 2013
Pastoral da Juventude - Foz05:22

Leituras Relacionadas ao dia 09/10/2013 - CNBB
Verde. 4ª-feira da 27ª Semana Tempo Comum


1ª Leitura - Jn 4,1-11
Tu sofres por causa desta planta.
E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive?


Evangelho - Lc 11,1-4
Senhor, ensina-nos a rezar.



1ª Leitura - Jn 4,1-11
Tu sofres por causa desta planta.
E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive?
Leitura da Profecia de Jonas 4,1-11
1Este desfecho causou em Jonas
profunda mágoa e irritação;
2orou então ao Senhor, dizendo:
"Peço-te me ouças, Senhor:
não era isto que eu receava,
quando ainda estava em minha terra?
Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis.
Sabia que és um Deus benigno e misericordioso,
paciente e cheio de bondade,
e que facilmente perdoas a punição.
3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida,
para mim é melhor morrer do que viver".
4Disse o Senhor:
"Achas que tens boas razões para irar-te?"
5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental
e ali fez para si uma cabana,
onde repousava à sombra,
a ver o que ia acontecer à cidade.
6O Senhor Deus fez nascer uma hera,
que cresceu sobre a cabana,
para dar sombra à cabeça de Jonas
e abrandar seu aborrecimento.
E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera.
7Mas, ao raiar do dia seguinte,
Deus determinou que um verme atacasse a hera,
e ela secou.
8Quando o sol se levantou,
mandou Deus do oriente um vento quente;
e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas,
que se sentiu desfalecer;
teve vontade de morrer, e disse:
"Para mim é melhor morrer do que viver."
9Disse Deus a Jonas:
"Achas que tens boas razões
para irar-te por esta hera?"
"Sim, respondeu ele,
tenho razão até para morrer de raiva."
10O Senhor replicou-lhe:
"Tu sofres por causa desta planta,
que não te custou trabalho e não fizeste crescer,
que nasceu numa noite e na outra morreu.
11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive,
em que vivem cento e vinte mil seres humanos,
que não sabem distinguir a mão direita da esquerda,
e um grande número de animais?"
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 85,3-4. 5-6. 9-10 (R. 15b)
R. Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

3Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh"alma.R.
5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!R.
9As nações que criastes virão *
adorar e louvar vosso nome.
10Sois tão grande e fazeis maravilhas: *
vós somente sois Deus e Senhor!R. 

Evangelho - Lc 11,1-4
Senhor, ensina-nos a rezar.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,1-4
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar.
Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe:
"Senhor, ensina-nos a rezar,
como também João ensinou a seus discípulos."
2Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei:
"Pai, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino.
3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,
4e perdoa-nos os nossos pecados,
pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação"."
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 11, 1-4
Jesus ensinou seus discípulos a rezar, mas isso não quer dizer que Jesus os ensinou a decorar um monte de palavras e a imitarem papagaio, repetindo as palavras que aprenderam. A oração era uma prática constante da vida de Jesus, e muito mais importante do que as palavras que os discípulos deveriam dizer é imitar a atitude de encontro filial de Jesus com o Pai e uma série de valores que deveriam ser conhecidos e experimentados, de modo que a oração expresse uma forma de vida segundo valores do Reino, como a fraternidade, a partilha, o perdão e a própria presença de Deus no coração e na vida das pessoas, e expresse também a nossa atitude filial di ante de nosso Deus, que também é nosso Pai.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!