terça-feira, 15 de outubro de 2013

Comissão que organiza o DNJ se reúne essa semana para acertar últimos detalhes do evento
Pastoral da Juventude - Foz08:04


A comissão para a Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu está a frente dos trabalhos do DNJ (Dia Nacional da Juventude) nesse ano de 2013. A referida comissão é constituída pelas Pastorais do Adolescente e da Juventude e dos Movimentos que atuam com jovens (Ministério Jovem da RCC, Cursilho Jovem, entre outros) e ainda conta com a Pastoral Vocacional que contempla o Seminário Diocesano. A comissão tem se reunido semanalmente para definir detalhes da programação.

Nessa terça-feira, dia 15 de outubro, e quinta-feira, 17 de outubro, a Comissão para a Juventude se reúne novamente para avaliar a organização, bem como acertar os últimos detalhes para a realização do evento. A programação tem sido definida, mas conforme são feitos os contatos, alguma coisa pode mudar. As equipes de trabalho estão se organizando e mobilizando toda juventude a participar desse momento, tão importante para toda a igreja, sobretudo para a juventude que celebra toda caminhada.

As reuniões acontecem na paróquia Nossa Senhora da Luz, que está sediando o DNJ 2013. A equipe local está responsável por receber bem jovens de toda diocese. Para isso estão pensando na ornamentação do local e cuidando de detalhes da estrutura, como local, som, iluminação, e tudo mais que será necessário. Para divulgação, foi criado um site (www.dnjfoz.com.br) para divulgar ações e mobilizar e motivar os jovens. No site os jovens encontram subsídio de encontros, da celebração, que poderá servir de exemplo para a missa do evento.

Está disponível um roteiro de visita as famílias, já que o tema propõe um trabalho de Missão. No mesmo material ainda existe um histórico dos DNJ's desde 1985 até hoje. Além disso, estão sendo feitas reservas de almoço através do mesmo site. Está sendo pedido para que os grupos preparem murais, conforme criatividade de cada grupo, de atividades realizadas durante o ano, remetendo ao tema: Juventude e Missão.

A Pastoral da Juventude está preparando um momento após a Missa de animação e reflexão. De acordo com a coordenação diocesana da PJ será feita uma referencia ao Projeto Nacional "A Juventude Quer Viver" e da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, ligando o tema da Campanha da fraternidade desse ano (Fraternidade e Juventude) e a do próximo ano (Fraternidade e Tráfico Humano) partindo sempre da nossa realidade local.

PROGRAMAÇÃO

Na parte da manhã ainda acontecem algumas apresentações culturais de dança, teatro e música. Na parte da tarde duas bandas estarão se apresentando, uma com estilo Pop Rock e outra Sertaneja. Além de apresentações teatrais. Está sendo estudado a possibilidade de disponibilizar algumas tendas, para que as pastorais e movimentos possam ter um momento de espiritualidade conforme sua mística e carisma particular.

O coordenador diocesano da PJ, Rodrigo Jung, explica um pouco sobre o DNJ. "Haverá, durante todo o dia, atrações para todos os gostos, inclusive pensando naqueles jovens que não estão inseridos em alguma pastoral ou movimento da igreja, tentando resgatar esses jovens e apresentar um outro jeito de viver, e um outro jeito de ser, contemplando a pluralidade juvenil", afirma.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!