segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Liturgia diária - Sexta-feira dia 13 de setembro de 2013
Pastoral da Juventude - Foz06:34

Leituras Relacionadas ao dia 13/09/2013 - CNBB
Branco. 6ª-feira da 23ª Semana Tempo Comum
S. João Crisóstomo BDr, memória

1ª Leitura - 1Tm 1,1-2.12-14
Eu, que antes blasfemava, encontrei misericórdia.

Evangelho - Lc 6,39-42
Pode um cego guiar outro cego?

1ª Leitura - 1Tm 1,1-2.12-14
Eu, que antes blasfemava, encontrei misericórdia.
Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-2.12-14
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus,
por ordem de Deus, nosso Salvador,
e de Cristo Jesus, nossa esperança,
2a Timóteo, verdadeiro filho na fé:
a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai
e de Cristo Jesus, Nosso Senhor.
12Agradeço àquele que me deu força,
Cristo Jesus, nosso Senhor,
pela confiança que teve em mim
ao designar-me para o seu serviço,
13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava.
Mas encontrei misericórdia,
porque agia com a ignorância de quem não tem fé.
14Transbordou a graça de nosso Senhor
com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 15 (16),1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)
R. O Senhor é a porção da minha herança!

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!*
2aDigo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor.
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!R.
7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R. 
11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; +
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R. 


Evangelho - Lc 6,39-42
Pode um cego guiar outro cego?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,39-42
Naquele tempo:
39Jesus contou uma parábola aos discípulos:
"Pode um cego guiar outro cego?
Não cairão os dois num buraco?
40Um discípulo não é maior do que o mestre;
todo discípulo bem formado será como o mestre.
41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão,
e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão:
Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho,
quando tu não vês a trave no teu próprio olho?
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho,
e então poderás enxergar bem
para tirar o cisco do olho do teu irmão.
Palavra da Salvação. 


Reflexão - Lc 6, 39-42
A nossa vida espiritual deve ser marcada por um constante aprendizado, de modo que sejamos, ao mesmo tempo, evangelizadores e evangelizados, e o crescimento na fé realize-se principalmente na experiência da vida comunitária, na troca de experiência e na valorização de tudo o que os outros podem nos oferecer, sem ficar vendo apenas as dificuldades, os problemas e os erros das pessoas que estão ao nosso lado. Mas tudo isso deve ser iluminado por uma mística: devemos ser dóceis ao Espírito Santo, nos deixar ser conduzidos por ele, já que não somos os donos da verdade e ele é o Espírito da Verdade, que nos conduzirá à plena verdade. Somente agindo assim é que não seremos os cegos que guiam outros cegos, mas sim todos guiados pelo próprio Deus.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!