quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Em Betânia, a festa: brindemos a juventude!
Pastoral da Juventude - Foz13:29


“Consideramos justa toda forma de amor.”
[Lulu Santos]

A Pastoral da Juventude a caminho de Jerusalém vive neste ano a Mística de Betânia. Com a juventude e com Jesus, nesse lugar, vamos descobrindo o valor da festa. Por falar em festa, a PJ celebra em 2013 os 40 anos de caminho, de história, de opção verdadeira pelos/as jovens. É isso que queremos brindar!

Há 40 anos, a Pastoral da Juventude dava seus primeiros passos no amor e no serviço a Jesus e aos/as jovens. Quantas histórias há nesse caminho percorrido. E quanta vida há nessas histórias. Quantos jovens, assessores/as, padres, religiosos/as, bispos tem e tiveram suas vidas marcadas pela PJ e marcaram a PJ com suas vidas.

Celebrar os 40 anos da PJ desde Betânia tem um sabor especial. Junto com Jesus e com os/as jovens, na partilha, na escuta, na opção pela vida, no encontro, no comer e beber. Vivendo a humanidade e alimentando-nos para ir em missão. Celebramos e damo-nos conta de que essa celebração nos remete à fidelidade, causa, perdão, esperança, memória e sonho.

Em Betânia testemunhamos Jesus que é fiel à vontade do Pai, que é fiel as seus amigos/as. Testemunhamos Jesus que é fiel à opção radical da vida plena para todos. De Betânia, olhando para o caminho da PJ somos testemunhas, com Jesus e com a juventude, de que é um trajeto de fidelidade. Fidelidade ao seguimento e à opção pela juventude. Fidelidade ao projeto de Jesus: o Reino de Deus, a Civilização do Amor. Se renovamos essa fidelidade, por outro lado, clamamos perdão por quando essa atitude faltou. A incoerência e a fraqueza são partes do caminho. Perdoa-nos, Jesus de Betânia, pelo nosso descuido com a memória e com a juventude e, de maneira especial, com o Teu projeto.

Estar em Betânia certamente inundava Jesus de esperança. O encontro com quem amamos possibilita isso. Como seguidores/as de Jesus somos o povo da esperança. Se fraquejamos na esperança fraquejamos no Seguimento. Festejar a vida é alimentar-se de esperança. Celebrar a Eucaristia é comer e beber a esperança. Por isso, 40 anos, é fonte desse mesmo sentimento e atitude.

Contemplar Jesus em Betânia é nos encontrarmos e ouvirmo-Lo contando memórias de Sua vida e Seu caminho. Quantas histórias, quantas memórias o Nazareno fez em Betânia pros seus amigos. Festejar os 40 anos deve ser para nós este tempo de contar histórias e memórias e, assim, fortalecer a Pastoral da Juventude com nossas vidas.

Ao festejar a vida também devemos nos lançar para frente. É tempo de sonhar. Em Betânia Jesus partilhou seus sonhos com seus amigos/as e ali também teceu sonhos. Qual nosso sonho para a juventude? Qual o sonho do nosso grupo de jovens? O que sonhamos para a PJ nos próximos anos?

Betânia e a Festa de 40 anos da PJ, nesse mês vocacional, mês do sim e do não, nos ajudem a seguirmos tecendo com a juventude e com Jesus esta história de amor e de serviço na construção do Reino. A festa é o lugar da juventude, do encontro, da partilha, de Jesus, do amor: um grande brinde a tudo isso que nos faz mais gente!

No delicioso cheiro das comidas e bebidas que alimentam a vida e a história, seguimos o caminho rumo a Jerusalém com a juventude e com Jesus, festejando e celebrando sempre!

Pe. Maicon André Malacarne – Assessor da PJ na Diocese de Erexim/RS
Luis Duarte Vieira – Militante da PJ e noviço admitido à Companhia de Jesus


Ilustração - Aurélio Fred - Vitória da Conquista/BA

Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!