terça-feira, 27 de agosto de 2013

Feira do Livro inicia na sexta (30) com show de Tom Zé em Foz
Pastoral da Juventude - Foz12:59


Um debate sobre a arte e a cultura brasileira desde o surgimento do movimento tropicalista, na década de 60, até a produção artística dos dias de hoje. Música, literatura e o polêmico “Tribunal do facebuqui”, tudo isso será tema para o cantor, compositor e escritor Tom Zé, convidado para a abertura da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, na próxima sexta-feira (30).

Acompanhado de sua banda oficial, o show do consagrado artista baiano será dividido entre apresentações musicais e intervenções sobre a cultura brasileira, os personagens e os fatos que marcaram a vida artístico-cultural do país. A abertura está marcada para as 20 horas, na praça do Mitre. A entrada é gratuita.

Além de Tom Zé, a Feira do Livro contará com expoentes da literatura e das artes do Brasil e da América Latina. Durante dez dias, serão 150 atividades literárias e artísticas, para todas as idades, reunindo lançamentos de livros, sessões de autógrafo, debates, oficinas, cursos e apresentações culturais, tudo gratuito.

As amplas instalações da feira iguaçuense na praça do Mitre contarão, ainda, com 30 estandes de livrarias, editoras e sebos, além de espaços privilegiados para escritores e artistas nativos.

Nesta edição, a Feira do Livro também irá debater os grandes assuntos sobre os povos do continente, com a presença de autores de vários países na Mostra Latino-Americana de Literatura. Vale destacar a reflexão sobre “Tríplice Fronteira e Literatura”, que irá abordar aspectos dos idiomas e das culturas da região, como o “portunhol selvagem”, praticado e difundido pelo escritor Douglas Diegues.

Os espaços temáticos da feira serão personalizados. Entre as inovações está a “Feira das Letrinhas” e a “Arena das Ideias”, estruturas dedicadas a estimular os pequeninos e a juventude a ler e a produzir literatura. Além disso, o Parque Tecnológico Itaipu irá dispor de uma área dotada de equipamentos e materiais interativos, voltados para a produção literária e para a cultura em meios digitais. Na “Casa do Centenário”, uma programação especial irá imergir nos cem anos de história da cidade de Foz do Iguaçu.

CONVIDADOS – O evento contará ainda com escritores e artistas de grande referência. Entre eles, João Gilberto Noll, vencedor de cinco edições do Prêmio Jabuti; Francisco Doratioto, professor da Universidade de Brasília e especialista em Guerra do Paraguai e em geopolítica do Mercosul. A programação incluirá a doutora Ana Beatriz Barbosa, autora do best seller “Mentes inquietas”, uma das escritoras e profissionais mais requisitadas sobre o comportamento humano no Brasil.

Na lista de grandes autores, Toninho Vaz apresentará o seu livro “Solar da Fossa”, reduto carioca que abrigou os grandes nomes da cultura e das artes durante os anos 60. Na exposição de Toninho Vaz, o músico Guarabyra (Sá & Guarabyra) promoverá uma intervenção sonora primorosa, ao lado de Fabio Santini.

Um dos grandes nomes da literatura brasileira na atualidade, Ricardo Lísias, irá falar sobre o seu livro “Céu dos suicidas”, que obteve retumbante sucesso nas principais feiras e eventos literários do Brasil. O paulista André Kondo também estará em Foz do Iguaçu, com sua literatura multifacetada, alimentada pelas viagens do autor por mais de 60 países, que renderam a ele mais de cem prêmios.

Os temas internacionais e as questões do Oriente Médio serão tratados pelo professor Salem Hikmat Nasser, da Universidade de São Paulo (USP). A atriz Roberta Estrela D´Alva fará demonstração e bate-papo sobre slam poetry (campeonato de poesia). A literatura para a juventude será bem representada na feira por Ivan Jaf, escritor do Rio de Janeiro que realiza roteiros para cinema, quadrinhos e teatro.

O time de escritores e de artistas convidados se completará com José Castelo Branco (PR), Dra. Maria Clara Sodré (RJ), Izabel Furini (PR), Shirley Campell Bar (DF/Costa Rica), Daniel Minchoni (SP), Maria Eugenia Bencescu (Argentina), Sinhá (SP), Juan Manuel Marcos (Paraguai), Homero Carvalho (Bolívia), Miguel Algel Fernandez (Paraguai), Douglas Diegues (MS), Rocco Carbone (Argentina), Jorge Fernando dos Santos (MG), Damián Cabrera (Paraguai) e Daniel Barbosa (PR).

SERVIÇO:
Abertura da Feira Internacional do Livro
Show e intervenção de Tom Zé
Quando: 30 de agosto (sexta-feira)
Horário: 20h
Onde: Praça do Mitre
Quanto: gratuito

Toda a programação da feira: www.feiradolivrofoz.com.br
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!