quinta-feira, 18 de julho de 2013

Liturgia diária - Quinta-feira dia 18 de julho de 2013
Pastoral da Juventude - Foz06:57

Leituras Relacionadas ao dia 18/07/2013 - CNBB
Verde. 5ª-feira da 15ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Ex 3,13-20
"Eu Sou aquele que sou".
"Eu sou enviou-me a vós".

Evangelho - Mt 11,28-30
Vinde a mim todos vós que estais cansados.

1ª Leitura - Ex 3,13-20
"Eu Sou aquele que sou".
"Eu sou enviou-me a vós".
Leitura do Livro do Êxodo 3,13-20
Naqueles dias,
ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça,
13Moisés disse a Deus:
"Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi:
"O Deus de vossos pais enviou-me a vós".
Mas, se eles perguntarem:
"Qual é o seu nome?" o que lhes devo responder?"
14Deus disse a Moisés:
"Eu Sou aquele que sou". E acrescentou:
"Assim responderás aos filhos de Israel:
`Eu sou enviou-me a vós" ".
15E Deus disse ainda a Moisés:
"Assim dirás aos filhos de Israel:
"O Senhor, o Deus de vossos pais,
o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó,
enviou-me a vós".
Este é o meu nome para sempre,
e assim serei lembrado de geração em geração.
16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes:
"O Senhor, o Deus de vossos pais,
o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó,
apareceu-me, dizendo:
Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito.
17E decidi tirar-vos da opressóo do Egito
e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas,
dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus,
a uma terra onde corre leite e mel.
18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel,
irás ao rei do Egito e lhe direis:
"O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro.
E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto,
para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus".
19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir,
se não for obrigado por mão forte.
20Por isso, estenderei minha mão
e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios
que vou realizar no meio deles.
Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir".
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 104,1.5. 8-9. 24-25. 26-27 (R.8a)
R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
5Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios!R. 

8Ele sempre se recorda da Aliança, *
promulgada a incontáveis gerações;
9da Aliança que ele fez com Abraão, *
e do seu santo juramento a Isaac.R. 

24Deus deu um grande crescimento a seu povo *
e o fez mais forte que os próprios opressores.
25Ele mudou seus corações para odiá-lo, *
e trataram com má-fé seus servidores.R. 

26Então mandou Moisés, seu mensageiro, *
e igualmente Aarão, seu escolhido;
27por meio deles realizou muitos prodígios *
e, na terra do Egito, maravilhas.R. 


Evangelho - Mt 11,28-30
Vinde a mim todos vós que estais cansados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:28Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,e eu vos darei descanso.29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,e vós encontrareis descanso.30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Palavra da Salvação.


Reflexão - Mt 11, 28-30
Existem pessoas que acreditam que a verdade da religião encontra-se num rigorismo muito grande, principalmente no que diz respeito às exigências morais e rituais. Com isso, a religião acaba por ser um instrumento de opressão. Jesus nos mostra que não deve ser assim. Ele veio ao mundo para trazer a libertação do jugo do pecado e da morte e que a verdadeira religião é aquela que liberta as pessoas de todos os pesos que as oprimem na sua existência. O verdadeiro cristianismo é aquele que não está fundamentado na autoridade e na rigidez, mas na humildade e mansidão de coração, por que o seu fundador, Jesus Cristo, manso e humilde de coração, � � o Mestre de todo o nosso agir.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!