Cada paróquia vai realizar uma programação pra semana. Mesmo que não recebam peregrinos de outros países, os jovens são convidados a, juntamente com a comunidade, realizar um trabalho missionário, tendo em vista a temática da Jornada Mundial da Juventude, "Ide, fazei discípulos em todas as nações" (Mt - 28,19). Além da Semana Missionária, é importante que aqueles que não forem para JMJ, estejam em sintonia com os que estiverem no Rio de Janeiro.
A programação da Semana Missionária inicia no dia 16 de julho com a acolhida dos jovens na Paróquia São Paulo Apóstolo, vila Maracanã, próximo ao Shopping JL. A missa de abertura será as 19h naquela paróquia e será presidida pelo Bispo Dom Dirceu. No dia 17, quarta-feira, acontece um momento celebrativo, a catequese, visita missionária e a noite uma celebração e noite cultural.
Dia 18, também haverá um momento celebrativo na parte da manhã, catequese, entre outras atividades até a noite. Na sexta-feira, 19 de julho, inicia com o momento celebrativo e durante o dia acontecem as visitas a Itaipu e às Cataratas. Termina com uma celebração eucarística. Sábado haverá tempo livre pela manhã e a tarde algumas atividades com as pastorais e movimentos. Sábado a noite será realizada a Missa de envio dos peregrinos à JMJ, presidida pelo Bispo Dom Dirceu. Todas os momentos celebrativos serão na paróquia São Paulo Apóstolo.
Todos são convidados a participar da Semana Missionária, seja nas atividades em Foz do Iguaçu ou mesmo em suas respectivas paróquias. Informações da equipe de organização da Semana Missionária na Diocese de Foz, que envolve a Comissão para a juventude entre outras pastorais e movimentos que se disponibilizam em contribuir.