sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câmara aprova Estatuto da Juventude
Pastoral da Juventude - Foz07:10


O Plenário aprovou nesta terça-feira (9) o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude. O texto define princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. A matéria será enviada à sanção.

Hoje serão cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos que receberão uma declaração de direitos que, além de reafirmar aqueles já garantidos por lei – como os direitos à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura, à comunicação, à segurança pública e ao esporte e lazer -, também incorpora novidades, como o direito à participação social, à diversidade, ao território e à sustentabilidade. Entre os benefícios diretos aos jovens, o Estatuto traz incentivos para o acesso à cultura e à mobilidade.

O documento também prevê a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), do qual devem participar todos os governos municipais, estaduais e federal, com o objetivo de articular políticas públicas específicas e estabelecer compromissos. Todos os estados e municípios deverão ter planos de políticas para os jovens e conselhos de juventude para colaborar nessa formulação e fiscalização.

A aprovação do Estatuto da Juventude abre um novo período de desafios. Após a sua sanção pela presidente, a Secretaria Nacional de Juventude estará empenhada em erguer cada avanço legal do Estatuto na vida concreta dos brasileiros.

Fonte: Câmara dos Deputados / Secretaria Nacional de Juventude
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!