quarta-feira, 20 de março de 2013

Jornada de Lutas da Juventude Brasileira
Pastoral da Juventude - Foz05:58


Convocada pela União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais Sem Terra e Levante Popular da Juventude iniciou-se uma valorosa articulação com a proposta de movimentar a juventude brasileira. Tal convocatória reuniu amplos setores de organização da juventude, em torno de 25 organizações e movimentos (entre eles a REJU) dispostos ao mesmo objetivo: Lutar!

Foram 3 reuniões que envolveram momentos de trocas de idéias sobre análise de conjuntura e os desafios da juventude no Brasil hoje, além de momentos organizativos para planejar uma bonita, grande e unificada Jornada Nacional.

A Jornada está apontada para ocorrer entre os dias 25 de março e 01 de abril, com foco em 10 estados prioritários e a indicação é que a articulação nacional seja construída também nesses estados.

Dentre as pautas estão o combate ao extermínio da juventude e violência contra a juventude negra, destinação de 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. Retomada imediata da Reforma Agrária política fundamental para a fixação do homem no campo e controle do inchaço das cidades. Melhores condições de trabalho para a juventude que tem sido vítima da superexploração trabalhista e do subemprego.

Além disso, também reivindicamos a democratização dos meios de comunicação e quebra do oligopólio dos meios de comunicação de massa de nosso país. É impossível consolidar a democracia brasileira sem que esse passo seja dado.

Como parte do processo de construção da Jornada, no dia 23/02 acontece a Plenária Nacional das Juventudes. O evento será realizado no Sindicato dos Químicos de São Paulo e contará com debates sobre conjuntura, comunicação, mobilização e desafios para o futuro da jornada (Rua Tamandaré, 348, Liberdade. Início às 9h).

Consulte também o documento convocatório da Jornada, com os eixos de luta e as pautas prioritárias.

Texto adaptado do Levante Popular da Juventude e da CUT.

Fonte: REJU
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!