sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Liturgia diária - sexta-feira dia 07 de dezembro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz02:01

Leituras Relacionadas ao dia 07/12/2012 - CNBB
Branco. 1ª SEMANA - 6ª FEIRA Advento
Sto. Ambrósio BDr, memória

1ª Leitura - Is 29,17-24
Naquele dia, os olhos dos cegos verão.

Evangelho - Mt 9,27-31
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.
1ª Leitura - Is 29,17-24
Naquele dia, os olhos dos cegos verão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus:17Dentro de pouco tempo,não se transformará o Líbano em jardim?E não poderá o jardim tornar-se floresta?18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livroe os olhos dos cegos verão,no meio das trevas e das sombras.19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor,e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel;20fracassou o prepotente,desapareceu o trapaceiro,e sucumbiram todos os malfeitores precoces,21os que faziam os outros pecar por palavras,e armavam ciladas ao juiz à porta da cidadee atacavam o justo com palavras falsas.22Isto diz o Senhorà casa de Jacó, ele que libertou Abraão:"Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-senem seu rosto terá que enrubescer;23quando contemplarem as obras de minhas mãos,hão de honrar meu nome no meio do povo,honrarão o Santo de Jacó,e temerão o Deus de Israel;24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoriae os maldizentes concordarão em aprender".Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)
R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação;*de quem eu terei medo?O Senhor é a proteção da minha vida;perante quem eu tremerei?R.4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*e é só isto que eu desejo:habitar no santuário do Senhor*por toda a minha vida;saborear a suavidade do Senhor*e contemplá-lo no seu templo. R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*na terra dos viventes.14Espera no Senhor e tem coragem,*espera no Senhor! R.

Evangelho - Mt 9,27-31
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31
Naquele tempo:27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando:"Tem piedade de nós, filho de Davi!"28Quando Jesus entrou em casa,os cegos se aproximaram dele.Então Jesus perguntou-lhes:"Vós acreditais que eu posso fazer isso?"Eles responderam: "Sim, Senhor."29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo:"Faça-se conforme a vossa fé."30E os olhos deles se abriram.Jesus os advertiu severamente:"Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo."31Mas eles saíram,e espalharam sua fama por toda aquela região.Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 9, 27-31
Jesus é reconhecido pelos cegos como o Filho de Davi, como aquele que realiza o que foi prometido por Deus a Davi no tempo em que ele era o Rei de Israel, de lhe dar um sucessor no trono. Mas Deus vai muito além do que foi prometido a Davi e instala, por meio de Jesus, o seu próprio Reino no meio dos homens, o Reino que é infinitamente superior ao Reino de Israel do Antigo Testamento e totalmente diferente dele. Mas só percebe a presença deste Reino quem tem fé, quem não é cego, mas tem os olhos abertos para as realidades espirituais.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!