terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Diocese de Foz divulga a campanha Evangeli-já
Pastoral da Juventude - Foz02:22


Está acontecendo em todo País uma campanha de evangelização, intitulada Evangeli-já, visando arrecadar fundos para a realização das atividades pastorais das paróquias, das dioceses e dos regionais. O Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Foz do Iguaçu, Pe Fábio Welter, pede a colaboração de todos os coordenadores para que a campanha realmente aconteça. Para isso ele escreve algumas motivações, bem como envia uma oração para as comunidades realizarem.


Confira a motivação de Pe Fábio Welter, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese:

Escrevo a toda a Diocese recordando a importância da MOTIVAÇÃO e DIVULGAÇÃO da Campanha para a Evangelização. ESSE É O ÚNICO RECURSO QUE O CENTRO DIOCESANO DISPÕE PARA AUXILIAR AS PASTORAIS E MOVIMENTOS NAS SUAS NECESSIDADES, POR ISSO SEU ENVOLVIMENTO COMO COORDENADOR É IMPORTANTÍSSIMO (Encaminhe email com esse texto e com a oração e a motivação aos coordenadores e agentes de todas as paróquias e comunidades para que todos possam trabalhar na motivação e preparação do gesto concreto).

O gesto concreto da Campanha acontece no final de semana do 3º Domingo do Advento, mas para que seja concreto precisa ser preparado e organizado. O tempo do Advento que estamos iniciando, apresenta-se com a oportunidade para renovar a esperança numa atitude de espera da vinda do Messias, mas também de reconhecimento dos tantos sinais de sua manifestação em nossas comunidades nos sinais de vida presentes. É tempo de esperança também em nossas comunidades que olham para sua juventude e para os tantos serviços que mantém viva a nossa fé, de modo especial, organização das comunidades.

O material enviado no dia da Assembléia Diocesana a todas as paróquias (cartazes e envelopes) deve ser distribuido e motivado.

O valor recolhido nessa Campanha é totalmente empregado na organização das pastorais em nível diocesano (45%) (assembleias, encontros, formação, retiros, e iniciativas pastorais, assessores). O mesmo acontece com a parte que sustenta as ações evangelizadoras do Regional (20%). A CNBB sustenta com esses recursos as treze Comissões Pastorais que coordenam as diversas áreas de Ação Evangelizadora da Igreja em todo o Brasil (35%). É, portanto, uma necessidade vital da nossa Igreja, para que ela tenha uma presença forte e evangelizadora num mundo cada vez mais carente de Deus.

Por isso, recomendamos a utilização dessa oração de motivação em todas as celebrações deste advento, preparando e conscientizando a todos neste compromisso com nossa Igreja.

Pe. Fabio A. Welter

Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora.


EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à Luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, na Renovação Paroquial rumo ao Reino definitivo.
EVANGELI.JÁ – Este slogan da Campanha é um neologismo derivado da palavra EVANGELIZAR. Mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste processo. 

“Venha dividir um pouco do que é só seu

para multiplicar o que podemos fazer por todos”.


ORAÇÃO DE MOTIVAÇÃO DA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

(Esta oração poderá ser rezada junto ao momento da oração dos fiéis)

Leitor 1: A Campanha para a Evangelização inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do Advento, associando a Encarnação do verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja que é evangelizar. O trabalho evangelizador é uma exigência da graça que recebemos no Batismo. 

Todos: Queremos ser Igreja viva, solidária e responsável!

Leitor 2: Assim nos mostra que todos devem contribuir no sentido de que a Encarnação do Verbo deve fazer com que os valores que Jesus pregou no Evangelho se encarnem na vida das pessoas, mudem o seu modo de pensar e de viver e concretizem o Reino de Deus no meio dos homens (cf. EN 19).

Todos: Queremos ser Igreja viva, solidária e responsável!

Leitor 1: A Igreja, com esta campanha, convida todos os fiéis a participarem na sua obra evangelizadora, seja em iniciativas de sua comunidade eclesial, seja pela oração, seja pela sua oferta material para garantir os recursos necessários à manutenção das estruturas e projetos de evangelização.

Todos: A Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que, como as mulheres do Evangelho, ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova!

Leitor 2: Com a Campanha para a Evangelização todos os fiéis são chamados a adquirir uma consciência cada vez maior da sua participação na obra evangelizadora da Igreja como exigência da graça batismal e viabilizar esta participação, seja nas atividades da obra evangelizadora da sua comunidade eclesial, seja pela oração, seja pela sua oferta material que garante os recursos necessários para que a Igreja no Brasil possa realizar projetos evangelizadores.

Todos: Ó Deus, quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo o sacramento da salvação para todas as nações, a fim de que a obra do Cristo que vem continuasse até o fim dos tempos. Derramai o Espírito prometido, para que aumente em nós o ardor da evangelização e faça brotar nos corações a resposta da fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!