sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Liturgia diária - Sexta-feira dia 05 de outubro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz06:42

Leituras Relacionadas ao dia 05/10/2012 - CNBB
Verde. 6ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Jó 38,1.12-21; 40,3-5
Alguma vez na vida indicaste à aurora o seu lugar?
Chegaste perto das nascentes do Mar?

Evangelho - Lc 10,13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
1ª Leitura - Jó 38,1.12-21; 40,3-5
Alguma vez na vida indicaste à aurora o seu lugar?
Chegaste perto das nascentes do Mar?
Leitura do Livro de Jó 38,1.12-21; 40,3-5
1O Senhor respondeu a Jó,
do meio da tempestade, e disse:
12Alguma vez na vida deste ordens à manhã,
ou indicaste à aurora o seu lugar,
13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos,
e sejam dela sacudidos os malfeitores?
14A terra torna argila compacta,
e tudo se apresenta em trajes de gala,
15mas recusa-se a luz aos malfeitores
e quebra-se o braço rebelde.
16Chegaste perto das nascentes do Mar,
ou pousaste no fundo do Oceano?
17Foram-te franqueadas as portas da Morte,
ou viste os portais das Sombras?
18Examinaste a extensão da Terra?
Conta-me, se sabes tudo isso!
19Qual é o caminho para a morada da luz,
e onde fica o lugar das trevas?
20Poderias alcançá-las em seu domínio
e reconhecer o acesso à sua morada?
21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido
e grande é o número dos teus anos!
40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
4"Fui precipitado.
Que te posso responder?
Porei minha mão sobre a boca.
5Falei uma vez, não replicarei;
uma segunda vez, mas não falarei mais".
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 138,1-3. 7-8. 9-10. 13-14ab (R. 24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, +
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.
7Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *
E para onde fugirei de vossa face?
8Se eu subir até os céus, ali estais; *
se eu descer até o abismo, estais presente.R.
9Se a aurora me emprestar as suas asas, *
para eu voar e habitar no fim dos mares;
10mesmo lá vai me guiar a vossa mão *
e segurar-me com firmeza a vossa destra.R.
13Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, +
porque de modo admirável me formastes! *
Que prodígio e maravilha as vossas obras!R. 

Evangelho - Lc 10,13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,13-16
Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 10, 13-16
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!