quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Liturgia diária - quarta-feira dia 03 de outubro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz05:49

Leituras Relacionadas ao dia 03/10/2012 - CNBB
Vermelho. 4ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum
Bvs. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro Presbs. e Comps. Mts., memória

1ª Leitura - Jó 9,1-12.14-16
Como poderia o homem ser justo diante de Deus?

Evangelho - Lc 9,57-62
Eu te seguirei para onde quer que fores.
1ª Leitura - Jó 9,1-12.14-16
Como poderia o homem ser justo diante de Deus?

Leitura do Livro de Jó 9,1-12.14-16
1Jó respondeu a seus amigos e disse:
2"Sei muito bem que é assim:
como poderia o homem ser justo diante de Deus?
3Se quisesse disputar com ele,
entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo.
4Ele é sábio de coração e poderoso em força;
quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso?
5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam
e as derruba em sua cólera.
6Ele abala a terra em suas bases
e suas colunas vacilam.
7Ele manda ao sol que não brilhe
e guarda escondidas as estrelas.
8Sozinho desdobra os céus,
e caminha sobre as ondas do mar.
9Criou a Ursa e o Órion,
as Plêiades e as constelações do Sul.
10Faz prodígios insondáveis,
maravilhas sem conta.
11Se passa junto de mim, não o vejo,
e quando se afasta, não o percebo.
12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo?
Quem pode dizer-lhe: - O que está fazendo?
14Quem sou eu para replicar-lhe,
e contra ele escolher meus argumentos?
15Ainda que eu tivesse razão,
não poderia replicar,
e deveria pedir misericórdia ao meu juiz.
16Se eu clamasse e ele me respondesse,
não creio que daria atenção à minha voz".
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 87,10bc-11. 12-13. 14-15 (R. 3a)
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!

10bClamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, *
10cminhas mãos para vós se levantam em prece.
11Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *
poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?R.
12No sepulcro haverá quem vos cante o amor *
e proclame entre os mortos a vossa verdade?
13Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *
vossa graça, no reino onde tudo se esquece?R.
14Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *
minha prece se eleva até vós desde a aurora.
15Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh"alma? *
E por que escondeis vossa face de mim?R. 

Evangelho - Lc 9,57-62
Eu te seguirei para onde quer que fores.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62
Naquele tempo:
57Enquanto estavam caminhando,
alguém na estrada disse a Jesus:
"Eu te seguirei para onde quer que fores."
58Jesus lhe respondeu:
"As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos;
mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."
59Jesus disse a outro: "Segue-me."
Este respondeu: "Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai."
60Jesus respondeu:
"Deixa que os mortos enterrem os seus mortos;
mas tu, vai anunciar o Reino de Deus."
61Um outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei, Senhor,
mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares."
62Jesus, porém, respondeu-lhe:
"Quem põe a mão no arado e olha para trás,
não está apto para o Reino de Deus."
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 9, 57-62
Seguir Jesus significa muito mais do que ser um repetidor doutrinário, significa ser capaz de assumir o seu Projeto como algo próprio, ser capaz de olhar para o futuro e visualizar o Reino de Deus, fundamentar a própria existência nesse Reino, fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida e entregar-se de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem na luta em prol da plena realização desse Projeto, renunciando a todas as conquistas humanas obtidas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer. É ser totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação da construção do Reino e a causa da própria felicidade.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!