quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PJFOZ preparou subsídio de encontro em preparação a Romaria Vocacional
Pastoral da Juventude - Foz07:29


É preciso se preparar para participar dos eventos. É preciso saber como está sendo realizado, quais os objetivos e as reflexões acerca do tema. Pensando nisso serão disponibilizados 3 encontros em preparação para a 5ª Romaria Vocacional, que será em Serranópolis. 

O primeiro, preparado por integrantes da coordenação da Pastoral da Juventude de Foz do Iguaçu (PJFOZ) faz uma preparação para o tema e lema do DNJ (que são os mesmos da Romaria Vocacional), Juventude e Vida, "Que vida vale a pena ser vivida?". A iluminação bíblica é: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo, 10, 10). 

Os outros encontros serão preparados pela Pastoral do Adolescente da Diocese de Foz do Iguaçu (PADIFI) que vai abordar a temática da JMJ. E por último a Pastoral Catequética vai fazer uma reflexão sobre o discipulado, espírito missionário, de que somos protagonistas da nossa história e somos vocacionados, de sair em Missão visando a evangelização da Juventude.


SUBSÍDIOS DE PREPARAÇÃO DOS GRUPOS DE ADOLESCENTES E JOVENS

1º Encontro


Clique aqui para fazer download



Realidade Juvenil: qual vida nós jovens temos vivido?


1. Preparando o Ambiente:
Montar um ambiente com mesa, toalha, flores, cesto com frutas da região, Bíblia, imagens que retratem o dia a dia dos jovens (recortes de revistas, jornais, fotos etc.).


2. Acolhida e Abertura:
Fazer uma acolhida fraterna a todos os membros do grupo, dar as boas-vindas com alegria, proporcionando um ambiente agradável e aconchegante para a reunião.


3. Para começo de conversa:
Esse é o nosso primeiro encontro de preparação e estudo do tema e lema da 5ª Romaria Vocacional. Nossa Diocese acolheu a proposta vinda da equipe nacional de organização do Dia Nacional da Juventude 2012. Nossa Romaria Vocacional/DNJ 2012 trata da questão da realidade dos jovens. Como deve ser a vida dos nossos jovens? Os jovens, no Brasil, possuem qualidade de vida?

O termo “qualidade de vida” pode ser definido como o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico, emocional e espiritual, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Muitos fatores influenciam na qualidade de vida e esses, em sua maioria, dependem de cada um de nós, da nossa visão de ideal, da herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos, das nossas possibilidades materiais, das expectativas em relação ao futuro, do ambiente em que vivemos, dos relacionamentos que estabelecemos, entre outros.

A Igreja do Brasil, através do Documento 85 da CNBB - Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais, apresenta os principais problemas enfrentados pelos jovens brasileiros: as desigualdades de renda; o acesso restrito à educação de qualidade e frágeis condições para permanência na escola; o desemprego e a inserção no mercado de trabalho; a falta de qualificação para o mundo do trabalho; o envolvimento com as drogas e alto consumo de bebidas alcoólicas; a banalização da sexualidade; a gravidez na adolescência; a AIDS; a violência no campo e na cidade; a intensa migração; as mortes por causas externas (homicídios, acidentes de trânsito e suicídios); o limitado acesso às atividades esportivas, de diversão, culturais e a exclusão digital.


4. Conversando juntos:
Como é a realidade dos jovens do nosso grupo?
Como você tem percebido, em geral, a realidade dos jovens do bairro?
Como eles vivem?
O que lhes falta?
Eles têm uma boa qualidade de vida?
(Elencar os elementos da realidade juvenil, ainda sem precisar aprofundá-los).


5. Dinâmica e gesto concreto
Colcha de retalhos
Objetivo: Refletir sobre a realidade juvenil, a partir da história do nosso grupo de base que construiu a pastoral da Juventude.
Material: 1 retalho maior, vários retalhos de diversas cores e tamanhos, linha, agulha, pincel atômico.

Desenvolvimento:
Cada integrante do grupo escreve seu nome em cada retalho menor, enquanto no retalho maior vai o nome do grupo. Enquanto se faz a junção dos retalhos menores em torno do retalho maior, questiona-se: Qual a importância de vivermos em grupo? O que isso muda a minha realidade juvenil? Eu construo a minha história de vida dentro do grupo? Eu me identifico com o grupo ao qual eu pertenço?

Lembrando que, ao colocar meu nome nesta colcha, eu me comprometo a estar participando do DNJ no dia da V Romaria Vocacional da Diocese de Foz do Iguaçu no dia 21 de outubro de 2012, em Serranópolis do Iguaçu, e a continuar formando a história da Pastoral da Juventude, que nesse ano de 2012 completa 30 anos em nossa diocese.


6. Deus nos fala:
Vamos agora deixar-nos iluminar pela Palavra de Deus e aclamar o Evangelho em nosso meio, cantando: “Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Senhor. Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” ou “Fala Senhor que teu povo te escuta. Tua palavra fortalece a nossa luta.”

Leitura do Evangelho: João 15,1-8


7. Trocando idéias:
(Essa partilha pode ser feita em pequenos grupos ou no grupão)
À luz da Palavra de Deus, vamos refletir:
1) O que a nossa colcha de retalhos tem a ver com a videira da leitura que fizemos?
2) Quais os frutos que estou colhendo na minha vida de fé, no grupo de jovens, na Igreja etc.?
3) Como a proposta de Jesus Cristo pode ajudar o nosso grupo a fazer a diferença na comunidade, na sociedade?


8. Preces:
Na passagem que rezamos, o Senhor fala: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”. Façamos, então, nossas preces, de maneira espontânea.


9. Oração:
Num mundo que sugere confiar só na eficiência e na força dos meios humanos, somos chamados a descobrir e testemunhar a força da oração, pela qual a nossa vida se configura cada vez mais a de Cristo, que foi crucificado na sua fraqueza, mas vive pelo poder de Deus.
Façamos então uma oração pela vida das juventudes:

“Fica conosco, Senhor, acompanhamos mesmo quando não conseguimos reconhecê-Lo, porque só vós sois a luz. Quando os nossos corações estão desanimados, vós nos fazeis arder com a certeza da Páscoa. Fica, Senhor, com aqueles que, em nossa sociedade, são mais vulneráveis. Fica com os pobres, com os indígenas, com os afro-americanos, que nem sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. Fica, Senhor, com os nossos jovens que são a esperança e a riqueza do nosso país e protege-os de tudo aquilo que ameaça sua vida plena. Fortalecei nossa fé para que sejamos vossos discípulos e missionários. Amém!”(Adaptado do Documento de Aparecida).


10. Para finalizar...
A dinâmica e o gesto concreto da colcha de retalhos é um COMPROMISSO que nós, jovens, estamos assumindo com a juventude de toda a diocese de Foz do Iguaçu e que estará presente no dia da Romaria, ou seja, se o meu nome está na colcha, me responsabilizo de juntamente com os meus companheiros de grupo a me organizar para participar da 5ª Romaria Vocacional.
Lembrando que a colcha confeccionada pelo grupo deve ser unida às colchas dos outros grupos da paróquia e deve ser levada no dia da 5ª Romaria Vocacional.


Encontro adaptado do roteiro de encontros do DNJ 2012. Adaptação feita pela equipe de coordenação diocesana da Pastoral da Juventude de Foz do Iguaçu.

Em breve estaremos disponibilizando os demais encontros no Blog da PJFOZ e também no site da 5ª Romaria Vocacional 
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!