quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Liturgia diária - quarta-feira dia 26 de setembro de 2012
Pastoral da Juventude - Foz04:24

Leituras Relacionadas ao dia 26/09/2012 - CNBB
Verde. 4ª-feira da 25ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Pr 30,5-9
Não me dês pobreza nem riqueza,
mas concede-me o pão que me é necessário.

Evangelho - Lc 9,1-6
Enviou-os a proclamar o Reino de Deus
e a curar os enfermos.
1ª Leitura - Pr 30,5-9
Não me dês pobreza nem riqueza,
mas concede-me o pão que me é necessário.
Leitura do Livro dos Provérbios 30,5-9
5A Palavra de Deus é comprovada.
Ele é um escudo para os que nele se abrigam.
6Não acrescentes nada às suas palavras,
para que ele não te repreenda e passes por mentiroso!
7Duas coisas eu te pedi;
não mas recuses, antes de eu morrer:
8afasta de mim a falsidade e a mentira,
não me dês pobreza nem riqueza,
mas concede-me o pão que me é necessário.
9Não aconteça que, saciado, eu te renegue
e diga: "Quem é o Senhor?"
Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar
e profane o nome de meu Deus.
Palavra do Senhor. 

Salmo - Sl 118 (119),29. 72. 89. 101. 104. 163 (R. 105a)
R. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

29Afastai-me do caminho da mentira *
e dai-me a vossa lei como um presente!R.
72A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.
89É eterna, ó Senhor, vossa palavra, *
ela é tão firme e estável como o céu.R.
101De todo mau caminho afasto os passos, *
para que eu siga fielmente as vossas ordens.R.
104De vossa lei eu recebi inteligência, *
por isso odeio os caminhos da mentira.R.
163Eu odeio e detesto a falsidade, *
porém amo vossas leis e mandamentos!

Evangelho - Lc 9,1-6
Enviou-os a proclamar o Reino de Deus
e a curar os enfermos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,1-6
Naquele tempo:
1Jesus convocou os Doze,
deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios
e para curar doenças,
2enviou-os a proclamar o Reino de Deus
e a curar os enfermos.
3E disse-lhes: "Não leveis nada para o caminho:
nem cajado, nem sacola, nem pão,
nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas.
4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí;
e daí é que partireis de novo.
5Todos aqueles que não vos acolherem,
ao sairdes daquela cidade,
sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles."
6Os discípulos partiram e percorriam os povoados,
anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação. 

Reflexão - Lc 9, 1-6
O Evangelho de hoje é uma espécie de "Manual do Evangelizador". Ele nos mostra que o evangelizador não age em nome próprio, pois ele não evengeliza por que quer, mas porque é enviado por Deus. Os poderes que tem para evangelizar não são próprios, são recebidos para serem usados em uma finalidade própria. Os bens materiais não podem ser um empecilho para o trabalho, nem podem ofuscar a força do anúncio e do testemunho. A inserção e a participação na vida das pessoas e das famílias é fundamental. Mas o mais importante são os dois objetivos que caracterizam o profetismo: a luta contra toda espécie de mal, que se manifesta na ordem da cura, e a proclamação da presença do Reino de Deus na vida de todas as pessoas.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!