quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Liturgia diária - quarta-feira dia 29 de agosto de 2012
Pastoral da Juventude - Foz04:57

Leituras Relacionadas ao dia 29/08/2012 - CNBB
Vermelho. Martírio de São João Batista Memória

1ª Leitura - Jr 1,17-19
Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer:
não tenhas medo em sua presença.

Evangelho - Mc 6,17-29
Quero que me dês agora, num prato,
a cabeça de João Batista.
1ª Leitura - Jr 1,17-19
Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer:
não tenhas medo em sua presença.


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19

Naqueles dias a Palavra do Senhor foi-me dirigida:17"Vamos, põe a roupa e o cinto,levanta-te e comunica-lhestudo que eu te mandar dizer:não tenhas medo,senão, eu te farei tremer na presença deles.18Com efeito, eu te transformarei hojenuma cidade fortificada,numa coluna de ferro,num muro de bronzecontra todo o mundo,frente aos reis de Judá e seus príncipes,aos sacerdotes e ao povo da terra;19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão,porque eu estou contigopara defender-te",diz o Senhor.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)
R. Minha boca anunciará vossa justiça.

1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *que eu não seja envergonhado para sempre!2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R.
3Sede uma rocha protetora para mim, *um abrigo bem seguro que me salve!Porque sois a minha força e meu amparo, +o meu refúgio, proteção e segurança! *4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.
5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *em vós confio desde a minha juventude!6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, *6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.
15aMinha boca anunciará todos os dias *15bvossa justiça e vossas graças incontáveis.17Vós me ensinastes desde a minha juventude, *e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Evangelho - Mc 6,17-29
Quero que me dês agora, num prato,
a cabeça de João Batista.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29

Naquele tempo,17Herodes tinha mandado prender João,e colocá-lo acorrentado na prisão.Fez isso por causa de Herodíades,mulher do seu irmão Filipe,com quem se tinha casado.18João dizia a Herodes:"Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão".19Por isso Herodíades o odiavae queria matá-lo, mas não podia.20Com efeito, Herodes tinha medo de João,pois sabia que ele era justo e santo,e por isso o protegia.Gostava de ouvi-lo,embora ficasse embaraçado quando o escutava.21Finalmente, chegou o dia oportuno.Era o aniversário de Herodes,e ele fez um grande banquete para os grandes da corte,os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia.22A filha de Herodíades entrou e dançou,agradando a Herodes e seus convidados.Então o rei disse à moça:"Pede-me o que quiseres e eu to darei".23E lhe jurou dizendo:"Eu te darei qualquer coisa que me pedires,ainda que seja a metade do meu reino".24Ela saiu e perguntou à mãe:"O que vou pedir?"A mãe respondeu:"A cabeça de João Batista".25E, voltando depressa para junto do rei, pediu:"Quero que me dês agora, num prato,a cabeça de João Batista".26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar.Ele tinha feito o juramento diante dos convidados.27Imediatamente, o rei mandouque um soldado fosse buscar a cabeça de João.O soldado saiu, degolou-o na prisão,28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça.Ela a entregou à sua mãe.29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá,levaram o cadáver e o sepultaram.Palavra da Salvação.

Reflexão - Mc 6, 17-29
Todos nós temos dificuldades para viver a radicalidade exigida pelo Evangelho e diversas vezes nos acovardamos diante das ameaças. Uma das maiores ameaças que sofremos hoje, quando procuramos viver o Evangelho, encontra-se no fato de que a sociedade ridiculariza todos aqueles que não fundamentam a sua vida nos valores do mundo. Mas isso também acontecia nos tempos de Jesus, como podemos perceber na narrativa da morte de João Batista e no julgamento do próprio Jesus. Mas nós não podemos ceder aos mecanismos que são usados pelo mundo moderno contra o Evangelho; devemos expor com coerência as verdades da nossa fé.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!