segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Liturgia diária - Domingo dia 05 de agosto de 2012
Pastoral da Juventude - Foz03:51

Leituras Relacionadas ao dia 05/08/2012 - CNBB
Verde. 18º DOMINGO Tempo Comum

1ª Leitura - Ex 16,2-4.12-15
Eu farei chover para vós o pão do céu.

Leitura do Livro do Êxodo 16,2-4.12-15

2ª Leitura - Ef 4,17.20-24
Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,17.20-24

Evangelho - Jo 6,24-35
Quem vem a mim não terá mais fome e
quem crê em mim nunca mais terá sede.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,24-35
1ª Leitura - Ex 16,2-4.12-15
Eu farei chover para vós o pão do céu.

Leitura do Livro do Êxodo 16,2-4.12-15

Naqueles dias:2A comunidade dos filhos de Israel pôs-se amurmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo:3"Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhorno Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carnee comíamos pão com fartura!Por que nos trouxestes a este desertopara matar de fome a toda esta gente?"4O Senhor disse a Moisés:"Eis que farei chover para vós o pão do céu.O povo sairá diariamentee só recolherá a porção de cada diaa fim de que eu o ponha à prova,para ver se anda ou não na minha lei.12"Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel.Dize-lhes, pois:"Ao anoitecer, comereis carne,e pela manhã vos fartareis de pão.Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus" ".13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizese cobriu o acampamento;e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalhoao redor do acampamento.14Quando se evaporou o orvalho que caíra,apareceu na superfície do desertouma coisa miúda, em forma de grãos,fina como a geada sobre a terra.15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si:"Que é isto?" Porque não sabiam o que era.Moisés respondeu-lhes:"Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento.Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 77,3.4bc.23-24.25.54 (R. 24b)
R.O Senhor deu a comer o pão do céu.
3Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,*e transmitiram para nós os nossos pais,4bnão haveremos de ocultar a nossos filhos,mas à nova geração nós contaremos:*4cAs grandezas do Senhor e seu poder.R.
23Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,*e as comportas das alturas fez abrir;24fez chover-lhes o maná e alimentou-os,*e lhes deu para comer o pão do céu.R.
25O homem se nutriu do pão dos anjos,*e mandou-lhes alimento em abundância;54Conduziu-os para a Terra Prometida,*para o Monte que seu braço conquistou;R.


2ª Leitura - Ef 4,17.20-24
Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,17.20-24

Irmãos:17Eis pois o que eu digo e atesto no Senhor:não continueis a viver como vivem os pagãos,cuja inteligência os leva para o nada.20Quanto a vós,não é assim que aprendestes Cristo,21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar,e se é ele que vos foi ensinado,em conformidade com a verdade que está em Jesus.22Renunciando à vossa existência passada,despojai-vos do homem velho,que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras,23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade.24Revesti o homem novo,criado à imagem de Deus,em verdadeira justiça e santidade.Palavra do Senhor.


Evangelho - Jo 6,24-35
Quem vem a mim não terá mais fome e
quem crê em mim nunca mais terá sede.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,24-35

Naquele tempo:24Quando a multidão viuque Jesus não estava ali,nem os seus discípulos,subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.25Quando o encontraram no outro lado do mar,perguntaram-lhe:"Rabi, quando chegaste aqui?"26Jesus respondeu:"Em verdade, em verdade, eu vos digo:estais me procurando não porque vistes sinais,mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,mas pelo alimento que permanece até a vida eterna,e que o Filho do Homem vos dará.Pois este é quem o Pai marcou com seu selo".28Então perguntaram:"Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?"29Jesus respondeu:"A obra de Deus é que acrediteisnaquele que ele enviou".30Eles perguntaram:"Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?"Que obra fazes?31Nossos pais comeram o maná no deserto,como está na Escritura:"Pão do céu deu-lhes a comer".32Jesus respondeu:"Em verdade, em verdade vos digo,não foi Moisés quem vos deuo pão que veio do céu.É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céue dá vida ao mundo".34Então pediram:"Senhor, dá-nos sempre desse pão".35Jesus lhes disse:"Eu sou o pão da vida.Quem vem a mim não terá mais fomee quem crê em mim nunca mais terá sede.Palavra da Salvação.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!