segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Câmera flagra violência policial contra jovens no Paraná
Pastoral da Juventude - Foz08:52

Chutes, tapas, socos no rosto e humilhação. Foi essa a técnica utiliza por dois policiais durante a abordagem de cinco jovens em uma praça de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. As cenas de violência e abuso de autoridade foram flagradas por uma câmera e exibidas com exclusividade nesta terça-feira (28) no telejornal da RPC TV, afiliada da Rede Globo.


abordagem violenta
Segundo Isabel Mendes (OAB), houve constrangimento, tratamento desumano e tortura (Imagem: reprodução RPC TV)
Segundo a reportagem, nenhum dos jovens era suspeito de algum crime, mas só foram liberados após serem ridicularizados. Para  a integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Isabel Mendes, houve constrangimento, tratamento desumano e tortura durante a abordagem. “Esses policiais têm de responder por seus atos”, disse ela à reportagem.

Depois de ver as imagens, o major da Polícia Militar, Carlos Sussumu, condenou a atuação dos policiais. “Não justifica o policial fazer esta ação de ordem mediante o uso da força física desnecessariamente”. Os dois policiais já foram identificados e serão afastados dos trabalhos nas ruas. Eles vão responder por agressão e abuso de autoridade.

Assista ao vídeo da reportagem
 

As informações são da RPC TV.


Extraído do site da campanha: http://www.juventudeemmarcha.org/index.php?option=com_content&view=article&id=195:camera-flagra-violencia-policial-contra-jovens-no-parana&catid=4:noticias&Itemid=3
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!