segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Foz é a cidade mais violenta para jovens do País: a região está preocupada
Pastoral da Juventude - Foz12:13

Números preocupam jovens de todo o estado que preparam um seminário em maio para tratar da violência

Foz do Iguaçu foi novamente considerada a cidade mais violenta para adolescentes do país. As informações são baseadas num levantamento realizado pelo laboratório de análise da violência da UERJ, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e da UNICEF.

Em Foz o índice de jovens que ao completar 12 anos não chegarão aos 19 anos, pois serão vítimas de homicídios, é de 11,8 para cada mil habitantes segundo o levantamento.

Esse é um título que nossa região não gostaria de conquistar. Isso representa o quanto se deve fazer algo para mudar uma realidade tão cruel. Mas para quem pensa que esse é apenas um problema de Foz do Iguaçu está muito enganado. Toda região tem sofrido pela violência. Muitos jovens morrem todos os dias em todas as partes do oeste do Paraná.

Em Missal, foi encontrado um corpo boiando no rio São Vicente dias atrás. Depois foi constatado que haviam quatro adolescentes envolvidos no crime, sendo que apenas a vítima era da cidade. Os quatro rapazes eram de município da região e amigos da vítima.

Em São Jose das Palmeiras um jovem levou tiros nas costas em frente a uma danceteria. Não há conhecimento do acontecido, o que ocasionou os disparos e quem os efetuou. Esse fato foi mais recente. Mais um jovem que sofre vítima da violência. Mas não existe apenas jovens morrendo por homicídios, muitos sofrem outro tipo de violência, morrem no transito, sofrem preconceito entre outras situações.

No sábado dia 11 aconteceu um acidente envolvendo jovens de Itaipulândia em Esquina Céu azul, distrito de Santa Helena, sem registro de mortes, mas com danos no veículo e um ocupante ferido. Esse acidente não resultou em mortes, mas muitos jovens da região não tiveram a mesma sorte. Já é comum acidentes na BR 277 com mortes, acidentes com vítimas fatais, sendo jovens, nas rodovias de toda região. Um jovem com familiares em Missal se acidentou dia atrás próximo a Santa Tereza onde acabou morrendo vítima da imprudência. A bebida tem sido vilã da juventude.

Duas adolescentes, uma de 15 e outra de 16 anos, saíam de uma festa em Marechal Candido Rondon quando foram abordadas por dois rapazes num automóvel, lhes oferecendo carona, depois de muita insistência acabaram aceitando, quando na sequencia os rapazes passaram num posto de combustíveis para comprar bebidas. Os dois acabaram violentando as meninas segundo informações. As adolescentes foram encaminhadas para o IML de Toledo onde dentro de alguns dias sai o resultado do exame de conjunção carnal. Os jovens estão sendo investigados a partir de um vídeo do circuito interno de segurança do posto de combustível.

Poderíamos citar vários exemplos de jovens vítimas da violência. Preocupado com os números alarmantes em todo o país, foi lançada uma campanha em nível nacional contra a violência de jovens que foi intensificada após o assassinato de Pe Gisley um dos líderes da Pastoral da Juventude nacional (PJ), que encabeçava a campanha, inclusive sua frase está sendo divulgada em âmbito nacional: “chega de violência e extermínio de jovens!”.

Foram confeccionadas camisetas pretas que tem em destaque a mão vermelha representando o basta. Em maio de 2011 estará acontecendo na Diocese de Foz o seminário sobre violência, integrante a essa campanha, inclusive o evento está sendo divulgado no site da campanha nacional. www.juventudeemmarcha.org

O seminário é organizado pela coordenação da PJ do Paraná e a cidade de Foz foi escolhida justamente pelos números alarmantes. A programação ainda não foi toda definida. No início de 2011 uma equipe estará se reunindo para organizar alguns detalhes em relação à infra-estrutura e logística, bem como outra equipe para definir o que será realizado no seminário. Muitas coisas já estão definidas e em breve serão divulgadas.

Cada cidade da região que pertence à Diocese de Foz terá alguns representantes nessa comissão de organização. A representante de Missal será a conselheira tutelar Eni Junges, que estará ajudando na questão de infra-estrutura e logística e trazendo as informações e detalhes ao município.

Rodrigo Jung
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!