domingo, 10 de outubro de 2010

3º ENCONTRO: MUITA FESTA - DNJ 25 ANOS EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA
Pastoral da Juventude - Foz13:24

Objetivo: Celebrar o DNJ como uma grande festa do compromisso com a Vida.

Material necessário: Velas, imagens e/ou objetos que remetam a festa, Bíblia.

Ambientação: Privilegiar imagens de vários modos de festa, vestimenta, e/ou objetos que remetem às celebrações e festas do grupo, da comunidade e da cidade. Colocar em destaque o cartaz da Romaria Vocacional, os cartazes e a bandeira produzida no ultimo encontro.

1. Acolhida
- um menino e uma menina acolhem os participantes na porta afetuosamente chamando pelo nome e acolhendo com um abraço.
- A coordenação faz uma acolhida afetuosa e fraterna ao dos/as participantes. Em seguida faz a seguinte motivação, que pode ser lida, ou falada conforme orientação.

2. Motivação
- Jubileu: O objetivo do Jubileu dos DNJ’s 25anos, é celebrar a memória, a partir das recordações dos/as jovens, proclamando que “Deus nos ama, e que por teu amor, Jesus Cristo fez-se homem”. Portanto, ele é o ano do re-nascimento, do encontro pessoal com Cristo e do amor generoso para com todos/as irmãos/ãs.

4. Conversando sobre nosso tema
- recordação do encontro anterior: Como ao longo da semana refletimos sobre a reza na nossa vida e na vida do grupo? (momento breve)
Com o nosso jeito jovem, encarnamos a juventude da Igreja no mundo. A festa é encontro, é prazer, é alegria. A festa é memória. Onde há juventude há alegria e celebração. Por isso a Pastoral da Juventude é a pastoral da alegria. Nós somos os celebrantes do mundo. Na Evangelização da Juventude temos que ser capazes de festejar todas as realidades, o estudo, o trabalho, a idade em que vivemos, a natureza na qual trabalhamos, tudo!
Quais as outras realidades que temos de ser capazes de festejar?
Que lugares temos necessidade para vivermos a dimensão da festa, da dança, do encontro?
Canto.

6. Leitura Bíblica
(preparar um lugar especial para a bíblia, valorizar a palavra de Deus)
Jo 2 1-11 (pode ser feita duas vezes essa leitura, uma vez por um jovem e outra uma jovem, ou ambos, dividindo o texto) (por 2 pessoas ou mais, representando Jesus, Maria e discípulos)

7. Reflexão:
Na festa de Caná aparecem três elementos de uma boa festa: a valorização de um fato, a expressão significativa e a comunhão solidária entre os/as amigos/as.
Onde Jesus fez seu primeiro milagre? Por intervenção de quem? Que descobrimos com Jesus, que é necessário para uma boa festa?

 Compromisso
Quantos jovens existem em nossa comunidade? Qual a porcentagem dos jovens de nossa comunidade que fazem parte do nosso grupo? Como gesto concreto deste encontro, somos chamados a divulgar a romaria vocacional, convidando mais uma pessoa a participar, de preferência um jovem. Mas, também uma criança ou um adolescente, Cristo chama, por vezes, faz uso de pessoas para chamar, pode estar chamando a mim, e pode usar de mim para chamar alguém, vamos lá, animados para a romaria, e com o compromisso de levar mais alguém junto.
Para todos os PJoteiros da Diocese de Foz do Iguaçu.
Todos que lutam pela causa jovem e se preocupam com isso, para os militantes, aos que ficam inquietos com a injustiça desse mundo, que não aceitam que cada dia que passa mais jovens morram por algum tipo de violência, para aqueles que se preocupam verdadeiramente com o futuro dessa nação, enfim a todos os jovens, venham conosco nessa luta!